18.5 C
Brasília
19 mar 2026 06:03

UPAs do Distrito Federal recebem R$ 2,5 milhões em obras de infraestrutura

IGESDF executa 117 serviços de manutenção e amplia capacidade logística em 13 unidades

Por Kleber Karpov

O Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF) aplicou R$ 2,5 milhões em obras de manutenção e infraestrutura nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Centro de Distribuição (CD) da capital, no período compreendido entre novembro de 2024 e o presente momento. A gestão contabiliza 117 intervenções realizadas em 13 unidades de diferentes regiões administrativas, com o objetivo de aprimorar o atendimento à população.

O plano de melhorias contempla as chamadas “UPAs sêniores”, administradas pelo instituto desde 2019: Ceilândia, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião e Sobradinho. Entre as principais intervenções, destaca-se a instalação de novos reservatórios de água no Núcleo Bandeirante e em Ceilândia para garantir a segurança hídrica.

“Em 2019, o IgesDF assumiu a gestão de seis UPAs, que a gente chama de UPAs sêniores, que tinham mais de uma década de utilização. A partir daí, a gente estabeleceu um plano contínuo para que essas unidades continuassem operando”, explicou Luana Lucchini, gerente de Manutenção e Infraestrutura do IgesDF.

Adequações estruturais também alcançaram o atendimento especializado. As unidades de Recanto das Emas, Ceilândia, São Sebastião e Sobradinho tiveram espaços pediátricos reformulados, enquanto o Núcleo Bandeirante recebeu melhorias na ala psiquiátrica. A gestão prevê ainda a restauração do sistema hídrico da unidade do Recanto das Emas em breve.

Logística e expansão da rede

O Centro de Distribuição (CD), localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), passou por obras de modernização e verticalização. A intervenção no galpão, concluída no final de 2024, aumentou a capacidade de armazenamento de insumos que abastecem toda a rede.

Além da manutenção das unidades existentes e das sete construídas a partir de 2019, o cronograma prevê a expansão do sistema. Contratos já estão em execução para a construção de novas UPAs em Águas Claras, Água Quente, Sol Nascente, Guará, Estrutural e Taguatinga, totalizando sete novas estruturas planejadas.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

DF conquista primeiro lugar em ranking nacional de infraestrutura

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou a primeira posição...

Cadastro atualizado no Meu SUS Digital garante atendimento agilizado nas UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...

Ibaneis Rocha assina termo que destina área em Brazlândia para construção de moradias sociais

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

Segurança Pública do DF testa projetos de inteligência artificial para ampliar resposta operacional

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Segurança Pública...