19.5 C
Brasília
03 fev 2026 03:35

ESP-DF inaugura primeira turma de doutorado profissional em ciências da saúde

Aula magna marca início do ano letivo para novos mestrandos e doutorandos da instituição vinculada ao GDF

Por Kleber Karpov

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) iniciou, nesta terça-feira (25), as atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências para a Saúde com a realização de uma aula magna. O evento, ocorrido no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), oficializou a entrada da 14ª turma de mestrado e a estreia da primeira turma de doutorado profissional da instituição.

O programa, criado em 2012 e vinculado à área de enfermagem da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), acumula mais de 150 profissionais formados no mestrado. Com a implementação do novo curso, a ESP-DF torna-se a primeira instituição de ensino ligada ao Governo do Distrito Federal (GDF) a ofertar a modalidade de doutorado profissional.

O processo seletivo mais recente, finalizado em agosto, resultou no ingresso de oito doutorandos e 26 mestrandos. A iniciativa busca qualificar os quadros técnicos para atuação direta no sistema público de saúde.

“Vamos formar mestres e doutores que farão grandes entregas para a população e para o SUS no DF. Este momento representa a concretização de um sonho, e meu desejo é que possamos continuar formando novas turmas e devolvendo ao Sistema Único de Saúde, profissionais cada vez mais capacitados”, declarou a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha.

Compromisso com o SUS

A diretora substituta da ESP-DF, Vanessa Campos, reforçou o compromisso institucional com a formação voltada para a prática, definindo a iniciativa como um programa “do SUS para o SUS”. O objetivo central consiste na promoção de assistência, gestão e vigilância qualificadas.

Para a coordenação do programa, a trajetória histórica da iniciativa reflete a necessidade de alinhar teoria e prática na resolução de demandas da saúde pública.

“Nossa trilha foi construída para que todos aprofundem o diagnóstico de problemas do cotidiano, apropriem-se de evidências teóricas e metodológicas e sejam capazes de modelar as melhores respostas”, afirmou a coordenadora do Programa de Pós-Graduação, Leila Gottëms.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

Saúde do trabalhador: população ganha acesso ao painel de Vigilância à Saúde do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Infarto agudo do miocárdio é a principal causa de mortes no DF para pessoas entre 30 e 69 anos

Óbitos por diabetes, tiro e AVC têm redução, mas...

Dia D da Saúde promove combate à dengue e vacinação contra a febre amarela

Por Kleber Karpov Profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito...