Por Kleber Karpov
A campanha Outubro Rosa, focada na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama, segue com ações intensificadas em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal. Durante todo o mês, equipes promovem atividades voltadas à saúde feminina, incluindo palestras educativas, marcação de exames citopatológicos (preventivo) e de mamografia para o público-alvo. Algumas unidades também ofertam a inserção do dispositivo intrauterino (DIU). As atividades de educação em saúde abordam temas como alimentação saudável, hipertensão arterial e diabetes mellitus.
Ações em Samambaia
A UBS 5 de Samambaia está decorada com a cor rosa em comemoração à campanha. A unidade oferta palestras com equipe multiprofissional, com dicas de prevenção contra o câncer e outras doenças.
Segundo a gestora da UBS 5, Gilmara Carvalho, a programação também inclui testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (IST). “São esperadas mais de 75 mulheres para realizar o exame preventivo nesta segunda-feira (20)”, afirma.
Programação no Gama
Outra unidade com programação ativa é a UBS 2 do Gama. Na última sexta-feira (17/Out), o local preparou uma manhã especial de cuidado e prevenção dedicada à saúde da mulher.
“Foram oferecidos coleta de exame citopatológico (preventivo), pedidos de mamografia, inserção de DIU, testagem de ISTs, autocuidado com maquiagem, além de orientações educativas e momentos de acolhimento com nossa equipe multiprofissional”, ressalta Luciana Bernardes, gerente da unidade.
A gestora ressalta que as ações irão continuar durante o mês. “É só a pessoa procurar a equipe de referência, aqui na UBS 2 Gama, para receber as orientações e fazer o agendamento”, informa.
Mamografia e Reconstrução
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada para agendar a mamografia. Após avaliação e indicação clínica, os pacientes são direcionados ao exame por meio do sistema de regulação da Secretaria de Saúde (SES-DF). Neste ano, a SES-DF registrou um aumento de 21,8% na realização de mamografias, o que representa cerca de 13 mil exames realizados na rede.
Paralelamente, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) realiza o 10º mutirão de reconstrução de mamas. A ação, referência em tratamento oncológico no DF, teve início nesta segunda-feira (20/Out) e segue até o dia 25 de outubro.
O hospital realizará reconstruções mamárias (cirurgias plásticas reparadoras) em pacientes que foram submetidas à remoção completa da mama. O mutirão conta com uma equipe multiprofissional voluntária de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A cerimônia de abertura do mutirão será realizada nesta terça-feira (21/Out), às 18h30, no auditório do HRT.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










