19.5 C
Brasília
07 dez 2025 02:12

GDF abre 1.800 vagas para o programa Jovem Candango

Inscrições para o ciclo 2025–2027 já estão abertas; iniciativa da Secretaria da Juventude é voltada para brasilienses de 14 a 18 anos

Por Kleber Karpov

A Secretaria da Juventude do Distrito Federal abriu as inscrições para o novo ciclo do programa Jovem Candango, que oferecerá 1.800 vagas entre 2025 e 2027. A iniciativa, voltada a jovens de 14 a 18 anos, visa promover a inclusão social e a formação profissional por meio da oferta do primeiro emprego em órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), com um investimento total de R$ 55 milhões.

Como participar

Para se candidatar, o jovem precisa ter entre 14 e 18 anos, estar matriculado na rede pública de ensino fundamental ou médio, ou ser bolsista em escola particular. Outros pré-requisitos incluem residir no Distrito Federal, possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou em outros programas sociais do governo.

O processo seletivo é gratuito e realizado integralmente de forma online, por meio do Portal Cidadão do GDF. A classificação dos candidatos será automática, com base em critérios como idade, renda e escolaridade, conforme estabelecido no edital.

Formação e benefícios

Os selecionados assinam um contrato de até 24 meses, durante o qual recebem uma bolsa correspondente a meio salário mínimo, além de vale-alimentação, vale-transporte, férias, 13º salário e seguro de vida. O programa também fornece uniforme e acompanhamento pedagógico contínuo.

O secretário da Juventude, André Kubitschek, destacou o caráter formativo da iniciativa. “O Jovem Candango é mais do que um programa de trabalho. É uma porta aberta para o futuro, que prepara nossos jovens para a vida profissional e para o exercício da cidadania”, afirmou o gestor.

Nesta nova edição, além das tradicionais vagas em áreas administrativas, o programa passará a oferecer oportunidades nos setores de tecnologia da informação, esporte, educação e agronegócio, ampliando as perspectivas de carreira dos participantes. “O nosso foco é garantir que cada jovem do Distrito Federal tenha acesso a oportunidades reais de crescimento, aprendizado e transformação social”, concluiu o secretário.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Destaques

Ação leva serviços de saúde e cidadania a moradores do Núcleo Rural Capoeira do Bálsamo

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Herdeiros da família Caiado mantêm ocupação em área quilombola em Santo Antônio do Descoberto e descumprem decisão do STF

Por Kleber Karpov Mesmo com determinação do Supremo Tribunal Federal...

Ministro da Saúde lança vacinação contra vírus sincicial respiratório em São Paulo

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, oficializou...

GDF avança na reforma do Estádio Augustinho Lima com novo sistema de drenagem

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) executa...

Governador Ibaneis Rocha sanciona mudanças na Lei de Uso e Ocupação do Solo em Ceilândia

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...