Por Kleber Karpov
Uma tarde de festa antecipou o Dia das Crianças para quase 5 mil meninos e meninas do Sol Nascente/Pôr do Sol nesta terça-feira (07/Out). A 6ª edição da campanha Vem Brincar Comigo promoveu o projeto Carreta da Solidariedade, que percorreu as ruas da cidade com personagens, música e a distribuição de parte dos mais de 48 mil brinquedos já arrecadados pela iniciativa, que segue até 10 de outubro.
Idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, e coordenada pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais do GDF, a campanha busca valorizar a brincadeira como instrumento de desenvolvimento. A ação transforma doações em experiências para crianças em situação de vulnerabilidade.
Brincadeira é coisa séria
A primeira-dama celebrou o resultado da ação, que mobilizou uma multidão na Avenida do Trem Bão. “Hoje o Sol Nascente exalou energia infantil e o que a gente deseja para essas crianças, que elas cresçam com essa memória afetiva”, disse Mayara Noronha Rocha. E emendou: “E quero desejar para essas crianças cada vez mais prosperidade, onde o mundo encare que realmente brincadeira de criança é coisa séria”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explicou a escolha da cidade. “Nós escolhemos fazer essa grande entrega no Sol Nascente, que é talvez a região mais vulnerável que nós temos na capital. Hoje é o dia de fazer a alegria da nossa criançada”, destacou. A chefe-executiva de Políticas Sociais, Talita Mattosinhos, lembrou o sucesso da edição anterior na Estrutural e a importância do gesto. “Muitas vezes esse pode ser o único [brinquedo] que elas vão receber do ano. É através do brinquedo que a gente fortalece o vínculo familiar”, afirmou.
Memórias e emoção
Para os moradores, o evento foi um misto de alegria e alívio. Ivanilde Carvalho, 35 anos, levou a filha Sophia, 9, e se emocionou. “Esses brinquedos para essas crianças são muito importantes, porque muitas mães não têm condições de comprar”. Ela compartilhou uma história pessoal: “Esse ano eu não teria condições de comprar um brinquedo no Dia das Crianças, porque meu esposo morreu há um mês e 10 dias. Então esse momento vai ficar na memória como uma lembrança feliz”.
A estudante Daniele Cristina Barros, 11, resumiu o sentimento de muitas crianças: “Está sendo a realização de um sonho, porque as crianças todas estão ganhando muitos brinquedos”. A professora Regina Miranda, 48, acompanhou todo o percurso e viu na ação um resgate da própria infância. “Foi muito nostálgico. O Sol Nascente merece essa atenção, porque as crianças precisam desse carinho e apoio”, defendeu.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










