Procuradoria Geral da República barra mandato remoto para parlamentares

Parecer de Paulo Gonet no STF afeta Chiquinho Brazão e anula manobra para livrar Eduardo Bolsonaro de cassação

Por Kleber Karpov

O Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet, enviou na sexta-feira (02/Out),  parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) em que contestou a legalidade do exercício de mandato parlamentar de forma remota. Gonet estabeleceu ser regra fundamental, a presença física de deputados e senadores nas sessões legislativas. Tal decisão atinge diretamente a defesa de Chiquinho Brazão (Sem Partido/RJ), além de derrubar a tentativa política de blindar Eduardo Bolsonaro (Partido Liberal-SP) contra possível cassação por faltas.

A Constituição, a prisão e as faltas

O parecer foi anexado ao mandado de segurança protocolado pela defesa do ex-deputado Brazão, atualmente réu no STF, sob acusação de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol/RJ). Em abril, a Câmara dos Deputados cassou o mandato do parlamentar, por excesso de faltas.

A Defesa do ex-parlamentar argumenta que ausências ocorreram em função da prisão preventiva. Na tese dos advogados, faltas não poderiam ser equiparadas a ausências injustificadas que levam à perda do mandato.

No entanto, Gonet fez valer a frieza constitucional ao afirmar que a perda de mandato deve ser declarada a deputados e senadores que faltarem a um terço das sessões ordinárias, exceto em situações de licença ou missão autorizada pelo Congresso. Para o PGR, a regra do jogo é clara, embora seja constantemente ignorada.

“Depreende-se do texto constitucional, portanto, que, como regra, o exercício do mandato parlamentar não prescinde da presença física do deputado ou senador nas sessões da respectiva Casa Legislativa”, assinalou Gonet. Prisão preventiva, no entendimento da PGR, não configura o álibi legal para transformar a inatividade em trabalho remoto.

Manobra naufragada

O entendimento da PGR reforça a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) que recentemente negou o pedido do PL de nomeação de Bolsonaro como líder da minoria na Casa.

A manobra era a saída esperada da oposição para livrar Bolsonaro de faltas, visto que líderes não são obrigados a registar presença em plenário. O deputado é, desde fevereiro, residente em Texas, nos Estados Unidos, ocasião em que tirou uma licença de 120 dias, espirada desde 20 de julho. Desde o início das atividades parlamentares, o político permanece ausente das atividades parlamentares.

Importante ressaltar que a viagem de Bolsonaro não tem caráter oficial em defesa do país. Pelo contrário, o deputado é acusado de atuar no exterior fomentando sanções comerciais do governo de Donald Trump contra exportações brasileiras. Dentre acusações que pesam contra o parlamentar estão a atuação para a aplicação de sanções ao governo brasileiro, a exemplo da taxação de 50%, pelos EUA, sobre produtos brasileiros; da Lei Magnitsky contra autoridades brasileiras, em especial do STF; e, pela suspensão de vistos de ministros da Corte e integrantes do governo federal.

Enquanto o país exige representação presencial, o parlamentar atua, de longe, como um paradoxal “embaixador do caos” contra os interesses nacionais, o que até o momento rendeu, pedido de investigação por parte da Polícia Federal, indiciamento e possível expedição de prisão preventiva por parte do STF. Medida essa que aguarda posição de Gonet, para a próxima semana, após demanda do ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...