Por Kleber Karpov
As Secretarias de Saúde (SES-DF) e da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF) uniram esforços para ampliar e agilizar o acesso a cadeiras de rodas para pacientes cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal. Nesta semana, 81 cadeiras de rodas do estoque da SEPD foram transferidas para a Oficina Ortopédica da SES-DF, visando otimizar a distribuição e unificar a lista de beneficiários.
A parceria busca garantir que os equipamentos cheguem mais rápido a quem precisa, fortalecendo as políticas de inclusão. “Estamos trabalhando para que as pessoas com deficiência do Distrito Federal tenham mais dignidade, autonomia e acesso rápido aos equipamentos que precisam. Essa parceria com a SES-DF demonstra nosso compromisso com políticas públicas inclusivas e eficazes”, destaca o secretário da SEPD, Willian Ferreira da Cunha.
Para garantir a padronização, a SEPD adquiriu as cadeiras seguindo os mesmos padrões de qualidade dos produtos já fornecidos pela SES-DF. De acordo com a coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES-DF, Camila Medeiros, a ação “reforça o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) com a inclusão, a acessibilidade e a Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência”.
A chefe do Núcleo de Produção de Órteses e Próteses (Nupop) da SES-DF, Aloma Mendes, explica que a colaboração entre as pastas já existe há alguns anos. “O trabalho conjunto à SEPD existe há alguns anos. As cadeiras adquiridas por eles foram cedidas à SES-DF e entregues para pacientes inscritos na fila do Programa de Órtese e Prótese do GDF”, acrescenta.
Oficina Ortopédica

A Oficina Ortopédica da SES-DF é responsável por atender os pacientes inscritos no Programa de Órtese e Prótese de toda a rede pública. As solicitações de cadeiras de rodas e outros dispositivos de locomoção, como bengalas e andadores, além de próteses, devem ser feitas no Núcleo Ambulatorial de Órteses e Próteses e Materiais Especiais (Naopme), localizado na estação do metrô da 114 Sul. Para solicitar, o cidadão precisa apresentar o pedido médico, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










