Profissionais da Atenção Primária participam de jornada sobre doenças crônicas

Evento na Região de Saúde Sudoeste capacitou equipes para qualificar o cuidado e ampliar o acesso da população

Por Kleber Karpov

Profissionais de Saúde da Região Sudoeste participaram, na terça (16/Set) e quarta-feira (17/Set), da I Jornada de Doenças Crônicas, um evento para capacitar e atualizar as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) sobre o manejo de pacientes com essas condições. A iniciativa busca qualificar a assistência, ampliar o acesso da população e integrar os diferentes níveis de atenção à saúde.

Fortalecimento da APS

A coordenadora do grupo condutor regional da Rede de Atenção à Pessoa com Doenças Crônicas, Paloma Carvalho, explicou que a iniciativa atende a uma demanda das próprias UBSs. Segundo ela, o evento busca consolidar um novo modelo de assistência compartilhada.

“O modelo antigo que entendemos de hierarquia já está defasado. Cada vez mais, a Atenção Primária [APS] tem sido responsável por esses pacientes, que estão vivendo cada vez mais. Por isso, a APS precisa entender como conduzir esse paciente e como fazer essa assistência compartilhada”, detalhou.

“Cada vez mais, a Atenção Primária tem sido responsável por pacientes que estão vivendo cada vez mais”, disse coordenadora Paloma Carvalho. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde DF

Qualificação e integração

A jornada teve como objetivo promover a integração entre os níveis de Atenção Primária, Especializada e Hospitalar. “A finalidade é qualificar os profissionais para que retornem às equipes nas UBSs mais sensíveis, ampliando o acesso da população, qualificando a assistência e aumentando a integralidade do cuidado”, afirmou a gerente de Áreas Estratégicas da Atenção Primária da região, Fernanda Torres. O encontro contou com a participação de Referências Técnicas Distritais (RTDs) e outros especialistas para dividir suas experiências e fortalecer o cuidado transversal na APS.

Temas abordados

A programação do evento incluiu palestras sobre temas diversos, como o manejo de diabetes, obesidade, saúde mental, a importância dos cuidados paliativos e a atenção à saúde bucal de pacientes com doenças crônicas. A Região de Saúde Sudoeste engloba as cidades de Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Água Quente.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do PubliqueAI, plataforma para produção de textos jornalísticos com uso de Inteligência Artificial.

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...