Por Kleber Karpov
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (30/Ago) o reforço no monitoramento da residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília. A nova decisão autoriza a Polícia Penal do DF a realizar vistorias no interior e porta-malas de todos os veículos que deixarem o imóvel, além de manter vigilância presencial constante na área externa da casa.
A medida ocorre às vésperas do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus, marcado para a próxima terça-feira (02/Set) na Primeira Turma do STF, no âmbito da investigação sobre a trama golpista. A decisão de Moraes acata parcialmente um pedido da Polícia Federal, alinhando-se ao parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Vigilância reforçada
De acordo com o despacho, o monitoramento externo será focado nas divisas do imóvel com residências vizinhas, para mitigar riscos de fuga. As vistorias nos veículos deverão ser documentadas com a identificação de motoristas e passageiros, e os relatórios enviados diariamente ao STF. Essa ação de vigilância intensificada foi autorizada após Paulo Gonet se manifestar contra a permanência de agentes da PF no interior da casa de Bolsonaro, mas a favor do reforço da segurança no perímetro.
Julgamento e antecedentes
O ex-presidente está em prisão domiciliar desde o início de agosto, com uso de tornozeleira eletrônica, por ter violado medidas cautelares que o proibiam de se manifestar em redes sociais de terceiros. A situação de Bolsonaro se complicou na semana passada, quando a PF descobriu, em outra investigação, um documento de asilo político destinado ao presidente da Argentina, Javier Milei, salvo em um de seus aparelhos. A defesa do ex-presidente alega que o arquivo era apenas um “rascunho” e nega qualquer tentativa de fuga.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










