Por Kleber Karpov
A Secretaria de Saúde (SES-DF) instalou um posto itinerante de vacinação no Aeroporto Internacional de Brasília, ond permanece ao longo desta semana, até sexta-feira (29/Ago), das 9h às 17h. No local, passageiros e funcionários podem se imunizar de acordo com o calendário de rotina adulto.
O Posto Médico está localizado ao final da área de desembarque e oferece diversas doses, entre elas a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), dT (difteria e tétano), febre amarela e hepatite B.
A iniciativa busca intensificar a vacinação em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas. Segundo a gerente da Rede de Frio da SES-DF, Tereza Luiza Pereira, a pasta iniciou ações de imunização em locais com risco de reintrodução do sarampo no país. Entre esses locais, estão o aeroporto, rodoviárias e o setor hoteleiro.
O vice-presidente da Inframerica, Juan Djedjeian, destaca a importância de aproximar as vacinas da população. “Sabemos das dificuldades dos nossos funcionários em conseguirem tempo para ir até uma Unidade Básica de Saúde [UBS] para atualizar as doses em horários comerciais. Ao trazer os imunizantes para perto, eles podem se proteger mais facilmente”. A parceria anual entre a SES-DF e o Aeroporto de Brasília tem como objetivo resguardar a saúde de quem trabalha no terminal aéreo. Este grupo, por estar mais exposto ao contato com viajantes de diferentes lugares do mundo, possui maior capacidade de propagar vírus.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










