Por Kleber Karpov
Após reforço de ações de vacinação em Tocantins e regiões de fronteira, o Brasil controlou os casos importados de sarampo, com duas semanas sem novos registros. Casos importados são aqueles em que a infecção ocorre fora do país. Atualmente, o Brasil não tem transmissão sustentada da doença, que é uma infecção altamente contagiosa, prevenida apenas pela vacina. O último registro foi no dia 6 de agosto, no município de Campos Lindos, Tocantins, cidade que concentrava o maior número de notificações.
Ações de bloqueio vacinal
O Ministério da Saúde, em parceria com equipes estaduais e municipais, tem intensificado as ações de bloqueio contra a doença. A estratégia da “dose zero” (D0) é adotada em estados próximos às fronteiras, como Acre, Amapá, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Cidades do Maranhão próximas à região também receberam reforço. Em julho, o Brasil doou 600 mil doses à Bolívia para reduzir o risco de casos importados, já que o país vizinho enfrentava um surto com 60 casos em 2025. A iniciativa do Ministério visa evitar a reintrodução do vírus em território brasileiro, que mantém a certificação de país livre de sarampo desde 2024.
Cobertura vacinal no SUS
Desde o início do ano, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 13,6 milhões de doses do imunizante. A vacina está disponível gratuitamente em postos de vacinação do SUS para pessoas de seis meses a 59 anos. Segundo dados do Ministério, a cobertura vacinal da primeira dose já ultrapassa 90% e os estoques estão garantidos em todo o país.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










