18.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:03

Compartilhamento de dados entre órgãos aumenta eficiência da Segurança Pública do DF

Portaria visa fortalecer a segurança no DF por meio da integração e compartilhamento de informações. Medida permitirá uma atuação mais coordenada e eficiente entre a Polícia Civil e as secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) estabeleceram diretrizes para o acesso recíproco aos sistemas informatizados de cada órgão. Trata-se da Portaria Conjunta nº 03, de 29 de julho de 2025, publicada na quarta-feira (20), no Diário Oficial (DODF), que visa fortalecer a segurança no DF por meio da integração e compartilhamento de informações. A medida vai permitir uma atuação mais coordenada e eficiente entre as instituições.

“A integralidade entre os órgãos de segurança do Distrito Federal é um passo decisivo para tornar nossa atuação ainda mais ágil e eficiente. O compartilhamento de informações estratégicas fortalece a capacidade de prevenção e resposta frente à criminalidade, garantindo que cada instituição possa atuar de forma coordenada e com base em dados concretos”, explica o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar. “Essa medida reflete o nosso compromisso em modernizar a gestão da segurança pública, sempre com foco na proteção da sociedade e no uso responsável das informações”, ressalta.

Acesso a sistemas estratégicos

A PCDF vai disponibilizar o acesso a sistemas importantes para o trabalho da SSP-DF e da Seape-DF. Entre eles estão a plataforma PCDFNet, que integra sistemas como o SIIC (Identificação Civil), o Millenium (ocorrências) e o Proced (Procedimentos Policiais). A portaria prevê que o sistema de ocorrências poderá ser acessado pela Seape-DF para registrar ocorrências, como fugas de presos, descumprimento de monitoramento eletrônico e de saídas temporárias. A SSP-DF também terá acesso para registros de descumprimento de monitoramento eletrônico e para consultar e registrar outras naturezas criminais, conforme futuros protocolos.

O acesso aos sistemas SIIC e Proced será liberado apenas para consulta, com a possibilidade de conceder o módulo de cadastrador no Proced para servidores que necessitem dessa funcionalidade.

Além disso, a portaria estabelece o envio ágil de laudos periciais da PCDF para a SSP-DF e a Seape-DF, em formato eletrônico e sigiloso, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“A integração dos nossos sistemas de dados, como a plataforma PCDFNet, com os da SSP-DF e da Seape é um marco para a segurança pública do Distrito Federal. Essa iniciativa não apenas otimiza o trabalho de investigação e inteligência, permitindo uma atuação mais coordenada e eficiente, mas também reforça nosso compromisso com a segurança da informação”, destaca o diretor do Departamento de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI) da PCDF, Kleber Luiz da Silva Júnior. “Todo o acesso será restrito a servidores efetivos e monitorado rigorosamente, garantindo que o compartilhamento de dados se traduza em um combate mais eficaz à criminalidade, com total responsabilidade e transparência”, completa o diretor.

Compartilhamento de informações entre os órgãos

Em contrapartida, a SSP-DF vai compartilhar com a PCDF e a Seape-DF o acesso a seus sistemas, incluindo o de Videomonitoramento Urbano, o Sistema Integrado de Geoestatística e o Sistema de Gestão de Ocorrências. A Seape/DF, por sua vez, permitirá à PCDF e à SSP-DF o acesso ao sistema de dados penitenciários – PPDFWEB.

O secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Teles, destacou que a portaria conjunta garante maior modernização para o sistema penal. “Essa integração é fundamental para avançarmos em uma gestão penal mais ágil e eficiente. Procedimentos que antes exigiam presença física e trâmites demorados passam agora a ser realizados de forma direta e online pelos policiais penais, reduzindo burocracias e dando mais celeridade ao nosso trabalho. Além disso, o envio eletrônico dos laudos periciais pela PCDF traz mais segurança e rapidez ao fluxo de procedimentos. Esse acesso qualificado e seguro fortalece a gestão penitenciária e garante respostas mais rápidas à sociedade. É um passo importante de atuação conjunta, mostrando que as polícias do DF estão cada vez mais integradas e trabalhando em prol de uma segurança pública mais moderna, eficiente e responsável”, afirma.

Credenciamento e segurança dos dados

O acesso a todos os sistemas será liberado somente para servidores efetivos dos respectivos órgãos, mediante solicitação formal e detalhada. A portaria reforça a importância da segurança, estipulando que o uso de login e senha é pessoal e intransferível. Qualquer uso indevido das informações resultará em responsabilização criminal, civil e administrativa.

A medida é válida por 60 meses e fortalece a colaboração entre as forças de segurança do Distrito Federal para um combate mais eficaz à criminalidade.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...