Por Kleber Karpov
A Fundação Hemocentro de Brasília recebeu três novos equipamentos de fisioterapia para o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias. O investimento de R$ 120 mil tem o objetivo de melhorar o acompanhamento dos pacientes, cuidando do sistema musculoesquelético na recuperação de tratamentos agudos e na prevenção, com fortalecimento da musculatura e ampliação da mobilidade.
A diretora de Ambulatórios do Hemocentro, Melina Swain, ressalta que os novos equipamentos são “fundamentais para promover fortalecimento muscular, condicionamento cardiorrespiratório e reabilitação articular”. Segundo ela, os novos recursos permitem um atendimento mais completo, com ferramentas modernas que atendem às necessidades específicas dos pacientes.
O fisioterapeuta do Hemocentro, Danillo Nunes de Aguiar, reforça que o objetivo do serviço é a prevenção de sangramentos, a reabilitação articular e a melhora da função musculoesquelética. Com os novos equipamentos, a unidade terá condições de oferecer um atendimento mais completo, que une prevenção e reabilitação, para que os pacientes tenham mais autonomia e qualidade de vida. Danillo complementa que o objetivo da fisioterapia é “preservar a integridade das articulações, reduzir dores, melhorar o condicionamento físico e proporcionar mais independência aos pacientes hemofílicos”.
A partir da avaliação individual de cada paciente, a equipe elabora um plano de tratamento personalizado. O atendimento, que atualmente é de segunda a quarta-feira, será ampliado para todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, a partir de dezembro. A média de duração das sessões é de aproximadamente 40 minutos, podendo ser estendida quando necessário.
Inaugurado em 2012, o Ambulatório de Coagulopatias Hereditárias é uma unidade de referência no Distrito Federal para pacientes com coagulopatias hereditárias. O serviço acompanha 944 pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo diagnóstico, acompanhamento periódico, fornecimento do fator de coagulação e orientações para os cuidados. O ambulatório conta com uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, odontólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, que garantem um cuidado integral.
Os novos equipamentos
- Bicicleta ergométrica: Ajuda a melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e o fortalecimento dos membros inferiores. Por ser horizontal, minimiza forças compressivas na coluna, o que é ideal para pacientes com alterações articulares ou limitações funcionais.
-
Elíptico: Equipamento de condicionamento cardiorrespiratório que simula caminhada ou corrida sem causar impacto nas articulações. Movimenta a cintura escapular e a pélvica, oferecendo os benefícios do treino aeróbico associados à mobilidade articular e ao fortalecimento, mas sem o estresse ósseo e articular de outros exercícios.
- Estação multifuncional de musculação: Equipamento que promove o fortalecimento muscular, simulando cerca de 30 tipos de exercícios de academia. É usado para exercícios resistidos que contribuem para a recuperação e reabilitação funcional dos pacientes.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










