Por Kleber Karpov
O influenciador digital Hytalo Santos e o seu marido, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, foram presos preventivamente na manhã desta sexta-feira (15/Ago) numa casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A detenção, resultado de uma complexa investigação conduzida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), abala o mundo dos influenciadores digitais e coloca Santos no centro de acusações gravíssimas, que incluem tráfico de pessoas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil e lavagem de dinheiro.
A defesa do casal, que se manifestou por meio de uma nota oficial, classificou a prisão como uma “medida extrema”, reafirmou a inocência dos seus clientes e garantiu que vai adotar todas as medidas judiciais cabíveis, incluindo a possibilidade de um pedido de Habeas Corpus, para reverter a decisão.
A Operação e as Acusações
A prisão foi desencadeada por força de investigação ao longo dos últimos 12 realizadas pelo youtuber Felipe Bressanim, o ‘Felca’. Caso que ganhou rápida repercussão nacional, desde a publicitação do caso, nas últimas semanas. A ordem de prisão foi expedida pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba, e cumprida numa operação conjunta que envolveu e as Polícia Civil dos estados de São Paulo e da Paraíba. No local, onde Santos e o marido foram presos, os agentes apreenderam oito celulares, a serem submetidos a perícia.
O despacho judicial que fundamentou as prisões indica a existência de “fortes indícios de autoria e materialidade” dos crimes. A investigação tem por foco, a forma como crianças e adolescentes eram exploradas e expostas em conteúdos produzidos e postados nas redes sociais, onde Hytalo Santos acumula mais de 20 milhões de seguidores.
Ainda de acordo com a decisão judicial, há suspeitas de que os jovens eram submetidos a situações de constrangimento e vexame, além da produção e divulgação de conteúdos com conotação sexual, em violação do Código Penal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A polícia investiga ainda a suspeita de que o casal planeava uma fuga.
O Contraponto da Defesa
Em resposta à prisão, os escritórios de advocacia que representam Santos e o marido emitiram uma nota à imprensa, em que alega falta de acesso a decisão da Justiça, no momento da prisão.
No comunicado, a defesa alega que Santos “sempre se colocou à disposição das autoridades” para colaborar com as investigações e classificam as acusações como infundadas ao reafirma a inocência do Youtuber.
“Reafirmamos a inocência de Hytalo Santos” […] “Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de Hytalo e de Israel Nata Vicente, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário”. A defesa conclui a nota com afirmação de deve continuar a acompanhar o caso de forma “atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário”.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










