19.5 C
Brasília
06 dez 2025 02:39

HRSam: revitalização no centro cirúrgico deve aumentar em 50% nos procedimentos cirúrgicos eletivos

Revitalização do centro cirúrgico visa aprimorar assistência aos pacientes com aumento de leitos e de salas de cirurgia. Prazo estimado para conclusão das melhorias é de 45 dias

Por Kleber Karpov

A direção do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) deu início à revitalização do Centro Cirúrgico, revitalização que deve ampliar, em até 50%, a capacidade de atendimento da unidade de Saúde. A revitalização tem previsão de conclusão em prazo de 45 dias e deve reativar duas salas operatórias, até então fechadas, com aumento do número de salas de cirurgia de três para cinco. Além da expansão da sala de recuperação, que passa de quatro para seis leitos.

Segundo a diretora do HRSAM, Elielma Almeida, as obras devem otimizar o fluxo, em especial das cirurgias eletivas, que devem passar de mais de 1.000 realizadas entre janeiro e junho desse ano para cerca de 1.500, em mesmo período de tempo.

“Essa medida da Secretaria de Saúde [SES-DF] trará avanços estruturais importantes, que irão permitir oferecer uma assistência de mais qualidade e ampliar a realização de procedimentos eletivos”, disse Elielma Almeida.

Melhorias

As melhorias incluem ainda a instalação de equipamento para exames de Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE). Outras adequações contemplam também a troca do piso e a pintura de todo o ambiente. Com o aumento da capacidade, a direção do HRSam estima oferecer mais qualidade e segurança a pacientes e servidores.

Transferências de atendimentos

Durante a reforma, o centro cirúrgico estará temporariamente fechado. Os casos cirúrgicos de internação prolongada devem ser transferidos para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde devem ocorrer as cirurgias eletivas.

Parte da equipe de enfermagem do HRSam também deve ser realocada para o Centro Obstétrico, à Clínica Médica e à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da própria unidade de saúde. Nesse período, cirurgiões e anestesistas devem ser direcionados a realizar atendimentos temporários no HRT.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...