20.5 C
Brasília
19 mar 2026 04:31

Pós-Graduação em Ciências da Saúde na SES-DF: Oportunidade para Profissionais do SUS

Publicados editais para mestrado e doutorado profissional visam qualificação de servidores e aprimoramento do Sistema Único de Saúde.

Por Kleber Karpov

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) divulgou editais para preencher vagas em programas de pós-graduação stricto sensu. A iniciativa, direcionada para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece mestrado e doutorado em Ciências para a Saúde.

Os programas, promovidos pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), buscam capacitar profissionais a produzir conhecimento científico e aprimorar a gestão em saúde pública. A previsão é que a homologação do resultado final e a convocação dos candidatos aconteça em novembro, segundo publicação na Agência Saúde, do site oficial da SES-DF. Os candidatos aprovados também devem comprovar proficiência em segunda língua estrangeira.

Cursos para Qualificação

No histórico da qualificação profissional da SES-DF, uma publicação anterior de 2023 no portal oficial da secretaria, com chamada para professores, cita a importância do programa. “Essa é a primeira vez que abrimos um processo seletivo para professores. Isso demonstra a consolidação do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na ESCS. É um grande avanço para a qualificação de profissionais da saúde pública”, disse o gerente de pesquisa da Escs, Fabio Ferreira Amorim, a respeito da ampliação da atuação do programa.

Doutorado Profissional Aprovado

A aprovação do Doutorado Profissional em Ciências para a Saúde, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi um passo significativo. A informação, veiculada no site Política Distrital, em 26 de março de 2025, menciona a Escola de Saúde Pública (ESP-DF) como primeira instituição vinculada ao GDF a oferecer o curso.

O projeto é fruto de planejamento estratégico e do empenho de pesquisadores altamente qualificados, do corpo técnico e dos estudantes que passaram pelo Mestrado Profissional e seguem contribuindo com pesquisas relevantes. Estamos muito felizes e nos preparando para dar o suporte necessário ao curso”, afirmou a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha.

Mestrado de Práticas Integrativas em Saúde

Outro destaque em pós-graduação na área de saúde foi o primeiro Mestrado em Políticas Públicas com foco em Práticas Integrativas em Saúde (PIS). Conforme noticiado pelo site Infforma DF e pela Agência Saúde DF em julho de 2025, a iniciativa é resultado de um convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e tem um investimento de R$ 21,6 milhões, estendendo-se até 2028.

“As PIS acontecem no território e exigem articulação com outras áreas para gerar impactos reais”, afirmou o gerente de PIS da SES-DF, Marcos Trajano.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

QualificaDF Móvel abre 1.266 vagas para cursos gratuitos

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF), por...

DF conquista primeiro lugar em ranking nacional de infraestrutura

Por Kleber Karpov O Distrito Federal alcançou a primeira posição...

Cadastro atualizado no Meu SUS Digital garante atendimento agilizado nas UBSs do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Justiça libera uso de imóveis públicos para garantir empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O desembargador Roberval Belinati, do Tribunal de...

Mobilização da Enfermagem surte efeito esperado e PEC 19 avança no Senado, afirma Jorge Vianna

Por Kleber Karpov A negociação para a votação da Proposta...

Ibaneis Rocha assina termo que destina área em Brazlândia para construção de moradias sociais

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Mortes por câncer colorretal devem aumentar quase 3 vezes até 2030

Por Kleber Karpov Uma pesquisa realizada por instituições brasileiras e...

Segurança Pública do DF testa projetos de inteligência artificial para ampliar resposta operacional

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Segurança Pública...