27.5 C
Brasília
01 fev 2026 18:11

Inéditos no SUS do DF, equipamentos de alta tecnologia são adquiridos pelo Iges

Aceleradores devem triplicar o número de atendimentos de radioterapia no Hospital de Base

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) assinou, na última quinta-feira (31/7), contrato de aquisição de dois aceleradores lineares de fótons. Os aparelhos, que devem chegar ainda este ano ao Hospital de Base (HBDF), serão responsáveis pela realização de radioterapia de alta tecnologia, tratamento inédito pelo SUS da capital.

“Os equipamentos significam a introdução da Radioterapia de Alta Tecnologia, hoje disponível apenas em convênio com a rede privada”, destaca o chefe do Serviço de Radioterapia do HBDF, Rafael Spindola Camargo.

Atualmente, são realizados em média 55 atendimentos por mês, totalizando cerca de 660 por ano. A expectativa é que a fila para tratamento de radioterapia seja reduzida de forma significativa.

“Com a chegada dos equipamentos, em um futuro breve, a capacidade de atendimento poderá triplicar, já que cada acelerador tem potencial para tratar até mil pacientes anualmente”, lembra Elaine Araújo Rocha Silva, gerente de Apoio e Diagnóstico Terapêutico do Hospital de Base.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde do IgesDF, Rodolfo Lira, a radioterapia é uma etapa crucial no tratamento do câncer. “Os novos aceleradores são uma vitória da gestão pública comprometida com a vida, a inovação e a dignidade do paciente oncológico”, reforça.

Para o pleno funcionamento dos dois aparelhos, será necessário reforçar a equipe atual em cerca de 50%, garantindo que a estrutura esteja adequada ao aumento da demanda.

Garantindo a estrutura adequada

As salas da radioterapia no ambulatório do HBDF vão precisar passar por uma adaptação estrutural, já que os novos aparelhos possuem tecnologia avançada e necessitam de um espaço adaptado e adequado. O equipamento atual seguirá em funcionamento enquanto a primeira das novas salas é preparada, para que não haja desassistência.

A aquisição dos equipamentos foi possível graças à disponibilização de verbas de programa do Ministério da Saúde e de emenda parlamentar destinada pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa. Ambas as verbas recebidas totalizam aproximadamente R$ 19 milhões. A compra segue regulamento próprio de compras e contratações do IgesDF e foi publicada no Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (1º).

Segundo o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, o HBDF passa a contar com uma das estruturas mais completas de radioterapia da rede. “Este é um marco no tratamento oncológico, nivelando a radioterapia do Base aos melhores centros de radioterapia do país”, completa.

Ampliação da capacidade de atendimento oncológico

Com a aquisição de dois aceleradores lineares de fótons, o Hospital de Base se prepara para triplicar a capacidade de atendimento em radioterapia. A iniciativa marca a chegada da radioterapia de alta tecnologia ao SUS do Distrito Federal, com a previsão de atender até 2 mil pacientes por ano. A tecnologia permite tratamentos mais precisos, eficazes e seguros para diferentes tipos de câncer.

A Gerência de Engenharia Clínica do IgesDF foi peça fundamental para viabilizar essa modernização, sendo responsável pela elaboração das especificações técnicas dos novos aparelhos e pela adequação dos bunkers de radioterapia, garantindo que as obras atendam às normas da Anvisa para o uso de radiação ionizante.

“Participar da implantação dessa tecnologia no SUS representa um avanço significativo para a saúde pública. Nossa equipe técnica cuida de cada detalhe do projeto para garantir segurança, eficiência e continuidade dos atendimentos durante as obras”, afirma Tatiana Tostes, gerente geral de Engenharia do IgesDF.

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...