26.5 C
Brasília
01 fev 2026 14:39

Fórum Nacional de Governadores para discutir tarifas dos EUA será nesta quarta (30)

Encontro foi articulado pelo governador Ibaneis Rocha e contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

Por Thaís Miranda

Será nesta quarta-feira (30), às 9h, a edição extraordinária do Fórum Nacional de Governadores que vai debater a decisão dos Estados Unidos de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. O encontro, convocado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, será na Vice-Presidência, no Palácio do Planalto, e contará com a participação de representantes dos 26 estados e do DF, além do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

Coordenador do fórum, Ibaneis destacou a importância de unir a classe política brasileira diante da medida anunciada pelo governo norte-americano. “Todos os governadores têm demonstrado uma certa preocupação por conta do tarifaço e nós estaremos com o vice-presidente da República, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para que a gente possa levar a nossa colaboração neste impasse que vai prejudicar a vida de muitas pessoas e especialmente aqueles que exportam para os Estados Unidos”, afirmou o governador.

A proposta é que, durante a reunião, seja formada uma comitiva de governadores para acompanhar o vice-presidente Alckmin nas tratativas diplomáticas em Washington (EUA). O objetivo é mostrar a unidade entre os entes federativos e buscar soluções conjuntas antes da entrada em vigor das tarifas.

O anúncio das novas tarifas foi feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 9 de julho. O chamado “tarifaço” abrange todos os produtos brasileiros exportados para o país e tem motivação política e comercial, segundo o governo americano. Governadores de diversas regiões já demonstraram preocupação com os possíveis impactos econômicos em seus estados.

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...