19.5 C
Brasília
06 dez 2025 03:06

IPREV: Previdência do DF vai suspender pagamento de 328 aposentados e pensionistas que não fizeram prova de vida

Medida é voltada a beneficiários que fizeram aniversário em março e não resolveram pendência; procedimento gerou economia de R$ 860 mil por mês no ano passado

O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) vai suspender, na folha de pagamento de julho, 328 benefícios de segurados que fizeram aniversário em março e ainda não realizaram a prova de vida. O prazo para a regularização terminou em abril. Quem resolver a pendência terá o pagamento restabelecido por meio de folha suplementar no mês seguinte à regularização.

Segundo levantamento do instituto, dos 5.927 segurados que precisavam fazer a prova de vida em março, 5.599 cumpriram a exigência. De janeiro a março, 16.868 beneficiários já fizeram a prova de vida. Outros 396 ainda estão pendentes.

A prova de vida tem como principal objetivo evitar fraudes e pagamentos indevidos após o óbito do beneficiário. Em 2024, foram realizados 65.879 procedimentos, de um total de 69.215 beneficiários. Ficaram pendentes 3.336 pessoas, das quais 322 tiveram o pagamento do benefício cessado definitivamente – 305 deles por motivo de falecimento. Do total de suspensões, 134 foram feitas pela ausência da prova de vida, gerando uma economia mensal de aproximadamente R$ 860 mil aos cofres públicos.

A prova de vida é obrigatória para aposentados e pensionistas dos órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Deve ser realizada anualmente, no mês de aniversário, para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios. A regularização pode ser feita nas agências do BRB ou pelo aplicativo Prova de Vida GDF, disponível na App Store e no Google Play.

Como fazer a prova de vida

 Aposentados e pensionistas residentes no Brasil, fora do DF

Devem enviar a Declaração de Prova de Vida ao Iprev-DF, preenchida no mês de aniversário. Não é aceita declaração com firma reconhecida por semelhança.

⇒ Visita domiciliar

Pode ser solicitada por beneficiários com mais de 90 anos ou impossibilitados de locomoção por doença grave. O pedido deve ser feito pelo e-mail [email protected], com atestado médico anexado.

⇒ Residentes no exterior

Podem usar o app Prova de Vida GDF ou enviar correspondência. Em países com representação diplomática brasileira, é possível encaminhar declaração de comparecimento emitida pelo consulado, com cópias autenticadas dos documentos. Se não houver consulado, deve-se preencher o Formulário Específico de Atestado de Vida, disponível no site do Iprev-DF.

⇒ Internados e reclusos

Representantes de beneficiários internados devem apresentar laudo médico que comprove a internação. Já os reclusos devem enviar ao Iprev-DF a Declaração de Permanência Carcerária emitida pela unidade prisional, em papel timbrado.

Mais informações pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (61) 3105-3446.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...