19.5 C
Brasília
05 dez 2025 21:28

Simpósio inédito no DF discute avanços e desafios na gestão do sistema de transplantes

As inscrições são gratuitas para o evento, marcado para o dia 24 de outubro, e estão abertas até o preenchimento total das vagas

No dia 24 de outubro, a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) vai sediar o I Simpósio Brasileiro de Gestão do Sistema de Transplantes. O evento é organizado pela Central de Transplantes do Distrito Federal e pela Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) e tem como objetivo a discussão da gestão da política pública brasileira de doação e transplantes de órgãos e tecidos entre profissionais, executores e gestores dos serviços.

O presidente do simpósio e da comissão organizadora do evento, Anderson Galante, destaca que a política pública brasileira de doação e transplantes de órgãos e tecidos é uma das mais bem-sucedidas do mundo e explica que “o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), tendo o Sistema Único de Saúde como metassistema, é composto pelos subsistemas de doação, captação e de transplantes, com inputs, process e outputs específicos, através dos quais se relaciona com a sociedade”.

Galante destaca que, diante da complexidade da estrutura, os profissionais da gestão exercem um papel essencial: “É o corpo técnico que planeja estratégias, gerencia equipes, viabiliza ações operacionais, acompanha a prestação dos serviços e avalia constantemente os resultados obtidos”. Neste contexto, a programação do simpósio está dividida em três painéis: Inserção do sistema de transplantes no ensino, Gestão da política pública e Gestão de serviços dos subsistemas. Cada um deles conta com a participação de palestrantes de diversas regiões do país, promovendo um intercâmbio de experiências e boas práticas na gestão do setor.

As inscrições para o simpósio já estão abertas e podem ser feitas até o preenchimento das vagas, por meio deste link. A participação é gratuita e voltada a profissionais da saúde, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em aprofundar o debate sobre o tema.

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

 

Destaques

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...

ESP-DF abre vagas remanescentes de doutorado profissional para enfermeiros

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Ibaneis e Mayara recepcionam grupo final de estudantes do programa Pontes para o Mundo

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama...

Saúde do DF disponibiliza vacina contra VSR para gestantes neste sábado (6)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...