18.5 C
Brasília
21 mar 2026 06:03

Especialista mundial em trauma elogia atendimento do Hospital de Base

Referência internacional na área, o médico finlandês Ari Leppaniemi visita o hospital e destaca a qualidade da estrutura e dos serviços prestados

Por Bruno Laganá

Em visita ao Brasil para ministrar palestras em cursos e congressos de cirurgia, o médico finlandês e cirurgião de trauma, Ari Leppaniemi, esteve em Brasília e aproveitou para visitar o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).

O médico, que está na capital federal para ministrar para curso teórico e prático, conheceu nesta quarta-feira (2), as instalações do serviço de trauma do hospital gerido pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). Ari destacou a qualidade do atendimento oferecido.

“Estou muito impressionado com a forma como os sistemas estão funcionando aqui. É de alta qualidade. No geral, é um ótimo sistema, e tenho que dar crédito às pessoas que começaram isso e que continuam fazendo até hoje”, afirma o médico.

Ari Leppaniemi, referência na área de trauma, também comentou sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), comparando com o modelo adotado na Finlândia. “Temos um sistema de saúde pública muito forte, e acredito que esse é o caminho a ser seguido. O setor público é o que deve e precisa assumir a maior parte do peso na área da saúde”, explica.

O especialista foi recebido pelos médicos do IgesDF Rodrigo Caselli, Renato Lins e Julival Ribeiro, além da gerente geral de assistência, Fernanda Hak. Para o cirurgião, Rodrigo Caselli, a presença do médico reforça a importância do serviço de trauma do HBDF, que tem buscado constante aperfeiçoamento de suas práticas. “Tê-lo conosco aqui é um privilégio e uma oportunidade de aprendizado valiosa para nossa equipe”, declara.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...