22.5 C
Brasília
17 dez 2025 14:15

Ibaneis Rocha apresenta projeto arquitetônico do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental

Monumento com área de 15 mil metros quadrados, entre o Cruzeiro e o Setor Militar Urbano (SMU), vai preservar a memória religiosa da capital e contará com salas de exposição, espaços contemplativos, anfiteatro e paisagismo temático

Por Adriana Izel e Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha reuniu secretários, autoridades e parlamentares para apresentar o projeto arquitetônico do Museu da Bíblia, espaço religioso e cultural a ser construído no Eixo Monumental. O encontro ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) na tarde desta terça-feira (17). Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que o próximo passo será o lançamento do edital de construção do equipamento público. O edifício principal está orçado em R$ 60 milhões. Também serão investidos mais R$ 14 milhões para erguer o anfiteatro e o paisagismo, que complementam o projeto.

“Foi um processo muito difícil e doloroso, porque nós tivemos que enfrentar quem recriminou a apresentação desse projeto sem compreender a importância do monumento que tem a finalidade de mostrar a Bíblia e a história do mundo – que é contada através da Bíblia. Nós temos muita honra de termos vencido todas as etapas desse processo”, afirmou Ibaneis Rocha em referência às críticas e aos obstáculos jurídicos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a liberação do museu.

A proposta do local é preservar a memória religiosa por meio da divulgação das Sagradas Escrituras, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo na região, ao se tornar mais um ponto de visitação no Distrito Federal.

O governador ainda anunciou que, ao lado do Museu da Bíblia, será construído o Museu da Democracia, um equipamento público responsável por resgatar a história democrática do Brasil. “É um dia de muita alegria fazer a apresentação dos projetos para todos que nos inspiraram para fazer essa obra para o Brasil e para o mundo, assim como será o Museu da Democracia que hoje estamos publicando no Diário Oficial do DFBíblia e Democracia vão estar unidos”, revelou.

Inspirado em museu localizado em Washington, nos Estados Unidos, o novo equipamento público será erguido em uma área de 15 mil metros quadrados, entre o Cruzeiro e o Setor Militar Urbano (SMU), integrando o conjunto arquitetônico e cultural do Eixo Monumental, que conta com o Memorial JK, o Centro de Convenções Ulysses, a Torre de TV e o Jardim de Burle Marx.

A execução da obra está sob gestão da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que fará em duas etapas. “Colocamos toda a equipe à disposição. A ideia é lançar ainda esse ano, no segundo semestre, o edital de licitação do prédio principal e estamos trabalhando para que seja feito em dois lotes”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Edificação

O projeto arquitetônico foi selecionado por meio de concurso promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). As secretarias de Governo (Segov), de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Obras e Infraestrutura (SODF) também atuam na articulação e construção do monumento.

O museu terá quatro pavimentos, um estacionamento interno no subsolo – com 75 vagas – e um estacionamento externo, seguindo as diretrizes do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) | Arte: Agência Brasília

“Sob o comando do governador Ibaneis Rocha, todas as secretarias trabalharam empenhadas para que o projeto que apresentamos hoje tivesse êxito. Foi um trabalho muito bem feito e que agora terá continuidade”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

O projeto foi elaborado por um escritório de arquitetura de Minas Gerais, vencedor do concurso nacional publicado em 2021. “O edital se debruçou sobre o mérito artístico e arquitetônico dos projetos, se propondo a escolher os melhores, os mais bonitos e os mais interessantes. O projeto vencedor é bastante contemporâneo e traz elementos que remetem à Bíblia. Nós, como Secretaria de Cultura e Economia Criativa, entendemos que a Bíblia é um bem cultural”, explicou o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secec, Felipe Ramón.

O museu terá quatro pavimentos, um estacionamento interno no subsolo – com 75 vagas – e um estacionamento externo, seguindo as diretrizes do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). A entrada terá um elemento edificado em formato de página remetendo ao livro da Biblia, além de jardins com espécies botânicas bíblicas e um trecho de água, com objetivo simbólico e também para o conforto climático da edificação. Nos andares, salões expositores, pequeno anfiteatro, salas administrativas, auditório e espaços contemplativos.

Além disso, o Museu da Bíblia será composto por um anfiteatro, localizado no último lote do Eixo Monumental – aos moldes da composição do Museu de Arte de Brasília (MAB) com a Concha Acústica. Com capacidade para 3 mil pessoas, o local atende uma demanda para o povo cristão se reunir em festejos e celebrações. O espaço também poderá ser ampliado com a utilização de palcos montados na área verde.

O diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, reverendo Erni Walter Seifert, comemorou o avanço do projeto e reforçou o papel do espaço religioso como disseminador da história do livro sagrado. “Nós precisamos do Museu da Bíblia para nos mostrar a importância desse livro, que é único na história da humanidade. Existem bibliotecas enormes no mundo tratando apenas da Bíblia. Ele tem uma missão a cumprir, ele deve ser lembrado. Porque quando a gente lembra dele, lembra de quem é o ser humano e de quem é Deus. Acho que é um monumento digno. Agradeço à iniciativa”.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Destaques

Saúde reforça protocolos de manejo de diabetes gestacional após novas diretrizes da OMS

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...