Com apenas 22% de cobertura, Rio de Janeiro começa vacinação volante contra gripe

Caminhão da Secretaria de Saúde ficará dois dias em cada município

Por Douglas Corrêa 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) inicia nesta terça-feira (10) a vacinação volante em apoio a algumas cidades fluminenses com a finalidade de sensibilizar a população e melhorar a cobertura vacinal contra o vírus da Influenza, que transmite a gripe.

Inicialmente, caminhões volantes visitarão os seis municípios do estado que não atingiram sequer 10% de cobertura vacinal. Até o dia 4 de julho, as cidades de Duque de Caxias, Queimados, Japeri, Três Rios e Paraíba do Sul vão receber o caminhão da secretaria, que ficará em cada município por dois dias.

Confira o calendário:

  • 10/06, Centro – Magé
  • 11/06, Piabetá – Magé
  • 12/06, Pça Nossa Senhora da Conceição – Queimados
  • 13/06, C.F Miguel Luiz de Carvalho, Estrada das Pianas, s/n, Eldorado – Queimados
  • 16/ e 17/06, Praça Wendel Coelho, Engenheiro Pedreira –  Japeri
  • 24/06, Pça São Sebastião, Centro – Três Rios
  • 25/06, Pça Arsonval Macedo, Rua Professor Murteira, Vila Isabel – Três Rios
  • 26/06, Pça da Matriz, Rua da Matriz, 186, Stª Cruz da Serra – Duque de Caxias
  • 27/06, Pça do Sossego, Pantanal, R. Gen. Roca, 736-792, Vila São José – Duque de Caxias
  • 03 e 04/07, Praça Garcia, s/nº, Centro – Paraíba do Sul

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram

Mortes

Desde o início do ano, até o dia 3 de junho, o estado contabilizava 6.277 internações e 476 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em consequência de infecções graves.

Em relação à semana anterior, os números representam aumento de 3,44% nas internações e 1,7% nos óbitos.

Imunização

De acordo com a secretária estadual de Saúde Claudia Mello, até o momento apenas 22,28% do público-alvo foi protegido contra a Influenza. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desta parcela da população.

“Para melhorar esses índices, toda semana nossa unidade móvel vai estacionar em áreas de grande circulação de pessoas de dois municípios para que possamos ajudá-los a alavancar esta cobertura”, disse a secretária.

Apesar de parecer simples, as síndromes respiratórias causadas por Influenza podem se agravar e causar a morte, especialmente da população mais vulnerável, que são idosos e crianças.

Seis cidades do Estado ainda não atingiram sequer 10% de cobertura vacinal. Em outros 25 municípios, o percentual varia de 10% a 20%; em 35 municípios, a cobertura vai de 21% a 30%; em 17 cidades, a cobertura vacinal está entre 31% e 40%; e em nove, a variação atinge entre 41% e 50%.

De acordo com a secretaria, a meta de cobertura vacinal contra a Influenza vem avançando, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido.

O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, destacou a necessidade de atenção especial, dentro do público-alvo, para idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e crianças.

“A vacinação é fundamental porque temos vivenciado casos graves em UTIs de nossa rede, especialmente entre crianças pequenas e idosos. São complicações que poderiam ter sido evitadas com a imunização”, avaliou.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Destaques

CIL Online amplia atendimento em Libras no DF com meta de 400 intermediações mensais

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal mantém o...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...