19.5 C
Brasília
05 dez 2025 22:39

Brincadeira de mamulengo é registrada como patrimônio cultural imaterial do DF

Decisão, unânime, foi tomada em reunião do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) nesta terça-feira (10)

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) decidiu, por unanimidade, tornar a brincadeira de mamulengo patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal. A decisão foi tomada nesta terça-feira (10) durante a 28ª reunião ordinária do colegiado. A aprovação representa um marco no reconhecimento institucional da riqueza simbólica, estética e social dessa manifestação popular.

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal se reuniu nesta terça (10) e votou para tornar a brincadeira de mamulengo patrimônio cultural imaterial do DF | Fotos: Divulgação/Secec-DF

O Condepac-DF levou em consideração que Brasília é a localidade com maior número de brincantes do Brasil, assim como a brincadeira de mamulengo no DF adaptou-se a diferentes contextos, mantendo-se vivo e atuante em festas, praças e escolas – que se sustenta na prática cotidiana, na coletividade e na resistência dos que fazem da brincadeira um modo de vida e de expressão.

Destaca-se que o mamulengo tem papel formativo e educativo, aproximando públicos diversos, promovendo a oralidade, a crítica social e a valorização da cultura popular.

Na brincadeira de mamulengo, o brincante normalmente permanece em pé e escondido em ‘toldas’ ou ‘empanadas’, ao mesmo tempo em que dá vida a personagens por meio de histórias populares

“O reconhecimento formal não apenas protege esta prática tradicional, mas também valoriza os saberes, os modos de fazer e os significados que sustentam a identidade e a diversidade cultural do território. O mamulengo no DF consolida-se como expressão cultural singular, que articula tradição e contemporaneidade em diálogo vivo com o cotidiano de sua gente”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

“Reconhecemos a brincadeira de mamulengo como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal, nos termos da legislação vigente, por seu valor simbólico, educativo, artístico e social, sendo manifestação viva da cultura popular e instrumento de formação e transformação em múltiplos contextos da vida cotidiana no DF”, reforça a conselheira Isabela Couto, representante da sociedade civil na área de Arte e Cultura Inclusiva. Ela os conselheiros Angelina Nardelli Quaglia e Paulo Henrique da Silva Santarém redigiram um relatório que embasou todo o processo.

O mamulengo é uma representação teatral genuinamente brasileira encenada com bonecos. No Distrito Federal, o termo mamulengo assumiu adaptações diferenciadas, designando um teatro de bonecos de caráter popular, variante do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (TBPN).

A brincadeira de mamulengo requer a montagem da ‘toldas’ ou ‘empanadas’, estrutura que ficam no chão, ao ar livre, circundada por panos, dentro da qual o brincante normalmente permanece em pé e escondido ao mesmo tempo em que dá vida a personagens por meio de histórias populares. As apresentações são itinerantes, podendo acontecer em zonas rurais, em áreas urbanas, festas tradicionais, datas comemorativas, escolas.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...