20.5 C
Brasília
24 jun 2025 13:56

Após anúncio de greve, técnicos em Enfermagem do IGESDF conquistam reajuste de 20%

Após deflagração da greve e negociar com gestão do IGESDF, direção do Sindate-DF anuncia suspensão do movimento paredista e anuncia reajuste de 20%, superior aos 16% reivindicados pela categoria

Por Kleber Karpov

Os auxiliares e técnicos em Enfermagem do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), deflagraram greve nesta terça-feira (10/Jun). Dentre as principais reivindicações da categoria, estão reajuste de salários e salários. O movimento paredista deve impactar os atendimentos dos hospitais de Base do Distrito Federal (HBDF), Regional de Santa Maria (HRSM), Cidade do Sol (HCS), além das 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF.

Em mobilização em frente ao edifício PO700, onde se situa a sede do IGESDF, a categoria reivindicou o reajuste de 16%, equivalente a adequação aos 70% dos salários praticados aos enfermeiros no Piso Salarial da Enfermagem. Os profissionais reivindicam ainda reajuste dos auxílios alimentação e transporte, além de implementação do auxílio-saúde.

Efetivo mínimo

Durante as poucas horas do período de greve, a categoria cumpriu determinação, diretriz do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), também estabelecido pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região de manter o efetivo mínimo de 70% dos profissionais escalados para garantir o funcionamento das unidades administradas pelo instituto, como hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs).

A medida teve por objetivo assegurar o atendimento essencial, com prioridade para os casos de urgência e emergência.

Suspensão da greve

Após concentração, recebida pela direção do IGESDF, a direção do SindateD-DF, anunciou a suspensão do movimento grevista. Isso por conquistarem um reajuste de 20%, superior ao percentual reivindicado pela categoria.

O diretor do Sindate-DF, Newton Batista, lembrou a adesão da categoria e agradeceu, em especial a atuação do deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), por articular a negociação do reajuste salarial da categoria.

Negociação

De acordo com a diretora do Sindate=DF, Josy Jacob, o reajuste foi negociado em três parcelas, a primeira de 10,83% para setembro, e duas outras parcelas de 5% para março e junho de 2026, respectivamente.

De acordo com Josy Jacob, a concretização da negociação deve ocorrer nesta quarta-feira (11/Jun) com a assinatura e homologação dos termos do acordo com o IGESDF no TRT. Ocasião em que devem ser esclarecidos ainda, as negociações em relação aos demais pleitos da categoria.

“É com muita alegria, com muito orgulho que nós viemos aqui anunciar para vocês que a greve está suspensa. Por quê? Porque nós começamos essa luta com zero reajuste. E nós vamos encerrar essa luta não com 16, mas com 20% de reajuste para os técnicos de enfermagem do IGES. Nós só temos que agradecer e dizer que, em breve, nós iremos trazer para vocês com mais clareza como ficou essa negociação. Lembrando que a greve está suspensa, a negociação vai se concretizar amanhã no TRT com a assinatura do termo. E nós temos para setembro 10,83% de reajuste e mais 10% para o ano que vem, que é março e junho. É uma grande alegria a gente poder passar isso para vocês. Lembrando que o que trouxe a gente aqui para ganhar esse reajuste é a lei do piso salarial.”, disse Josy Jacob.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

ANS limita a 6,06% reajuste de planos de saúde individuais e familiares

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou nesta segunda-feira (23) que...

DF localiza 98% das pessoas desaparecidas e tem o maior índice de eficiência do Brasil

Por Thaís Umbelino O Distrito Federal alcançou o índice de...

Últimas vagas para a Volta do Lago 2025

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, maior incentivadora...

Escola + Cultura transforma rotina de estudantes com arte, música e reflexão sobre o futuro

Com uma programação envolvente que mistura arte, teatro, música...

Saúde dos olhos começa com a prevenção

Por Adriana Nasser As consultas regulares ao oftalmologista são fundamentais...

Destaques

Alexandre de Moraes autoriza defesa de Bolsonaro a acompanhar acareação de Cid e Braga Netto

Por Andre Richter  O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

ANS limita a 6,06% reajuste de planos de saúde individuais e familiares

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou nesta segunda-feira (23) que...

DF localiza 98% das pessoas desaparecidas e tem o maior índice de eficiência do Brasil

Por Thaís Umbelino O Distrito Federal alcançou o índice de...

Últimas vagas para a Volta do Lago 2025

Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, maior incentivadora...

UGT aciona a Justiça contra a ANS por omissão frente aos abusos dos planos de saúde

Diante do colapso ético e regulatório que assola o...