18.5 C
Brasília
04 fev 2026 06:26

Povos originários, tradição e Cerrado: estudantes do Recanto das Emas participam de feira cultural educativa

O Cerrado Vivo é um evento gratuito e acontece de 13 a 16 de maio e reúne exposições, apresentações culturais, atividades educativas e palestras sobre os modos de vida e resistência no Cerrado

Nos dias 13, 14, 15 e 16 de maio, o Recanto das Emas será o próximo destino do projeto Cerrado Vivo, uma iniciativa itinerante que une cultura, tradição e preservação ambiental em torno do bioma Cerrado. Realizado pelo Instituto Arvoredo, com fomento do Ministério da Cultura, o projeto leva exposições, apresentações artísticas, oficinas e palestras educativas para diversas regiões do Distrito Federal.

A proposta é valorizar os saberes ancestrais das comunidades tradicionais — como povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos — que vivem em harmonia com o Cerrado, e chamar atenção para a urgência de preservar esse bioma tão ameaçado.

Com foco especial nos estudantes da rede pública do Distrito Federal, o evento também é aberto à população em geral, que poderá participar de toda a programação. As atividades acontecem das 9h às 18h, em frente ao Atacadão Dia a Dia, com entrada gratuita.

Cultura viva e conexão com o território

Projeto Cerrado Vivo – Foto: Divulgação

Durante quatro dias, o público poderá conhecer de perto as práticas tradicionais das comunidades que habitam o Cerrado, por meio de exposições interativas, apresentações culturais, atividades educativas e rodas de conversa.

Estudantes da rede pública do DF também participarão da programação, tendo a chance de vivenciar um mergulho nas culturas que mantêm viva a identidade do território.

Programação de palestras

Manhã

9h30 – Conexão ancestral: saberes e tradições dos povos indígenas do Cerrado
10h30 – Cerrado e sustentabilidade: práticas tradicionais dos quilombolas

Tarde

14h30 – Medicina da terra: plantas medicinais e conhecimento tradicional do Cerrado
15h30 – Cultura, resistência e identidade: a vida dos povos tradicionais no Cerrado moderno

Um circuito pelo DF

Após passar por Samambaia, onde teve início, o Cerrado Vivo segue agora para o Recanto das Emas, e continuará seu percurso por outras regiões do DF:
Ceilândia, Estrutural, Brazlândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina, Sobradinho II, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Núcleo Bandeirante e, por fim, o Plano Piloto, que receberá uma edição especial entre o Museu Nacional e a Biblioteca Nacional.

Com expectativa de alcançar mais de 30 mil pessoas, o projeto promove o encontro entre tradição, conhecimento e ação coletiva pela preservação do Cerrado.

Serviço: Cerrado Vivo

13 a 16 de maio de 2025
Das 9h às 18h
Recanto das Emas:
Setor Hospitalar – Quadra 104/105 – Área Especial
Referência: Quadradão – Frente ao Atacadão Dia a Dia e Restaurante Comunitário.

Entrada gratuita

Realização: Instituto Arvoredo
Fomento: Ministério da Cultura
Apoio: Administração Regional do Recanto das Emas

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...