19.5 C
Brasília
04 fev 2026 10:40

Vigilância Sanitária intensifica fiscalizações de pescados em operação para Semana Santa

Mais de 900 estabelecimentos serão vistoriados a fim de garantir segurança alimentar durante feriado

Por Larissa Lustoza

Nesta semana, a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-DF) dá continuidade à Operação Semana Santa, ação que pretende vistoriar mais de 900 estabelecimentos que comercializam pescados. Por dia, 20 equipes de auditores visitam os locais que estão classificados como comércio atacadista ou peixarias na Junta Comercial do Distrito Federal.

O coordenador da Operação Semana Santa da SES-DF, Allex de Melo Moraes, explica que a ação se alinha ao aumento do consumo de frutos do mar durante o feriado de Páscoa, expondo os consumidores a maiores riscos de contaminações físicas, químicas ou biológicas.

“Vamos assegurar que cem por cento dos fornecedores oficiais e regulares de pescados passem pelo crivo da Vigilância Sanitária. O objetivo é garantir que esses produtos cheguem à população com maior qualidade e segurança”, reforça Moraes.

No cronograma, a peixaria da Maria do Socorro Rodrigues, 49, foi fiscalizada nesta segunda-feira (7). Para a proprietária do estabelecimento localizado na Asa Norte, a ação ajuda a reconhecer o que precisa ser ajustado, oferecendo um produto melhor para o cliente.

 “Com as vistorias, aprendemos a fazer o que é indicado. É como se fosse uma espécie de blitz: a gente fica um pouco assustado, mas, no final, dá tudo certo. Só tenho que agradecer por todo o aprendizado”, declara a comerciante.

A comerciante Maria do Socorro Rodrigues recebeu a equipe de Vigilância Sanitária nesta segunda (7): “Depois de tantas vistorias, aprendemos a fazer o correto”. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Ao todo, serão 910 estabelecimentos vistoriados até o feriado da Semana Santa. Além das visitas aos locais, núcleos de inspeção também vão supervisionar outros possíveis pontos de comercialização de pescados. No espectro da operação estão peixes, camarões, lagostas, lagostins e cefalópodes, como lulas e polvos.

Armazenamento e condições

A ação acompanha o produto em cada detalhe: origem, recebimento, acondicionamento nas câmaras frias, condições dos pescados frescos, congelados ou resfriados, secos ou salgados. “Para cada um, temos requisitos específicos de armazenamento e verificamos cada passo”, explica Moraes.

Entre os aspectos sensoriais, é preciso observar se as brânquias do peixe estão entre a cor rosa e o vermelho intenso. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Além dos elementos de segurança – manipulação e armazenamento dos alimentos -, os auditores observam ainda os aspectos sensoriais como olho, consistência da guelra e da própria carne. Ao comprar pescados, é preciso observar:

  • Em peixes: os olhos devem ser brilhantes e salientes; com brânquias entre a cor de rosa e o vermelho intenso; músculos fortemente aderidos aos ossos e de elasticidade marcante; e odores, sabores e cores de acordo com a espécie. Não pode: manchas, coloração distinta, sabores ou odores indesejáveis, carne excessivamente mole ou dura demais podem indicar sinais de decomposição ou rancificação;

  • Em camarões: devem apresentar aspecto geral brilhante e úmido; corpo em curvatura natural, rígida; carapaça bem aderente ao corpo; com coloração própria da espécie; olhos vivos e proeminentes. Não pode: apresentar pigmentação; odor amoniacal, sulfídrico, ranço; e sabor desagradável;

  • Em cefalópodes – como lulas e polvos:  pele lisa e úmida; olhos vivos, proeminentes nas órbitas; carne firme e elástica; odor próprio e característico da espécie; aspecto geral brilhante e úmido. Não pode: qualquer pigmentação estranha; sabor desagradável.

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...