19.5 C
Brasília
03 fev 2026 23:02

Operação verifica origem e condições de pescados comercializados no DF

Seis entrepostos de pescado foram inspecionados no Núcleo Bandeirante, em Arniqueira, no Recanto das Emas, em Ceilândia, em Vicente Pires e no Paranoá

Uma operação fiscalizou a qualidade dos pescados congelados comercializados em diversas regiões administrativas do Distrito Federal nestas quarta (2) e quinta-feiras (3). A iniciativa contou com a participação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Vigilância Sanitária do DF e da Polícia Civil do DF (PCDF). O objetivo foi verificar a quantidade de gelo utilizada na conservação dos produtos, garantindo o cumprimento dos limites estabelecidos pela legislação vigente.

Seis entrepostos de pescado foram inspecionados nas regiões administrativas Núcleo Bandeirante, Arniqueira, Recanto das Emas, Ceilândia, Vicente Pires e Paranoá. Em um deles, fiscais identificaram irregularidades em dois lotes: um de filé de mapará congelado e outro de camarão descascado congelado. Ambos continham cerca de 30% de gelo acima do permitido pelas normas sanitárias e de consumo. Os lotes foram imediatamente interditados e retirados do mercado. Além disso, o gerente do estabelecimento foi preso em flagrante por infração às normas de defesa do consumidor e segurança alimentar.

O foco maior da operação era fiscalizar a quantidade de gelo para a conservação dos peixes e frutos do mar | Fotos: Divulgação/Seagri-DF

Mônica Câmara da Silva, diretora de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal da Seagri, destacou que, apesar da irregularidade identificada, a maioria dos estabelecimentos avaliados atende integralmente às regulamentações sanitárias vigentes. De acordo com a diretora, mais de 90% das unidades inspecionadas estavam em conformidade com os padrões estabelecidos, assegurando a qualidade e segurança dos produtos destinados ao consumo público.

“O compromisso do GDF é garantir que os consumidores tenham acesso a alimentos seguros e de qualidade. As fiscalizações são essenciais para coibir irregularidades e assegurar que os produtos comercializados atendam aos padrões exigidos”, explicou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Rafael Bueno.

Com o aumento do consumo de peixes durante a Semana Santa, as autoridades reforçam a importância de garantir a segurança alimentar e evitar prejuízos financeiros aos consumidores. A ação do Governo do Distrito Federal é fundamental para combater a comercialização de produtos clandestinos que colocam em risco a saúde pública e os direitos do consumidor.

“Estamos retirando do mercado itens sem procedência comprovada, sem controle de qualidade e que apresentam condições inadequadas de armazenamento e higiene — fatores que podem causar desde intoxicações alimentares até problemas graves de saúde”, explicou Danielle Araújo, subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri.

As autoridades alertam os consumidores para a importância de verificar a origem dos produtos que compram e denunciar qualquer irregularidade aos órgãos responsáveis.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...