18.5 C
Brasília
04 fev 2026 06:20

Revitalizada, cozinha do HRT produz até 2,4 mil refeições por dia

Investimento traz mais segurança a pacientes, acompanhantes e servidores do hospital

Por Humberto Leite

Com uma produção que chega a 2,4 mil refeições por dia, a cozinha do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) oferece mais segurança alimentar e melhores condições de trabalho aos 110 trabalhadores que atuam desde a conservação dos alimentos até a distribuição a pacientes, acompanhantes e servidores.

A revitalização da cozinha do HRT teve como destaque o uso de lâmpadas laváveis e outras mudanças para facilitar a limpeza da unidade. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

A obra completa contou com a troca de pisos, paredes e bancadas. Houve ainda adequações hidráulicas, elétricas e no fornecimento de gás. O refeitório dos servidores também recebeu melhorias, ofertando mais qualidade no ambiente de trabalho.

A conclusão dos serviços no HRT marca o avanço na modernização das cozinhas de todos os hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). As unidades de Samambaia, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Paranoá e Guará já haviam recebido as melhorias nos últimos dois anos. Os próximos serão o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib), ambos com previsão de início dos serviços ainda no primeiro semestre de 2025.

“Essas revitalizações demonstram o compromisso do Governo do Distrito Federal não só com a população, como também com os servidores. Esses espaços são essenciais para o bem-estar e a rotina diária dos trabalhadores, proporcionando um ambiente mais adequado, confortável e higiênico para as refeições”, afirma o subsecretário de Infraestrutura em Saúde da SES-DF, Leonidio Pinto Neto.

Todo o trabalho é feito por meio dos contratos de manutenção predial, assinados em 2022. Apesar de terem grande impacto visual, como ambientes mais iluminados e de limpeza mais fácil, em cada uma dessas cozinhas e refeitórios se destacou a parte invisível da revitalização, como a troca de toda a rede elétrica.

As refeições ofertadas incluem opções de acordo com as dietas indicadas a cada paciente. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“Fazemos toda a instalação de tomadas industriais e o dimensionamento da parte elétrica para atender a todos os circuitos. Na Câmara Fria, por exemplo, nossa equipe faz o ajuste dos motores para suprir a demanda”, detalha o engenheiro Leonardo Silva, que atua como assessor da SES-DF.

Na lista dos serviços realizados durante as melhorias, há, ainda, cumprimento de normas sanitárias e de engenharia para bancadas, paredes, fornecimento de gás encanado e outros aspectos técnicos.

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...