19.5 C
Brasília
04 fev 2026 10:27

Saúde do DF promove curso introdutório para 400 novos Agentes Comunitários de Saúde

Capacitação visa fortalecer a Atenção Primária e aprimorar atendimento à população do DF

Por Karinne Viana

A Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-DF), deu início ao Curso Introdutório para Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Destinado a 400 novos profissionais, o evento inaugural ocorreu nesta semana (24), na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga Sul.

“Os ACSs são o elo entre a comunidade e os serviços de saúde. Ao visitar os lares, identificam necessidades e repassam essas informações às equipes de Saúde da Família. Esse trabalho fortalece o atendimento e permite uma abordagem mais próxima e eficiente”, destaca a coordenadora de Atenção Primária à Saúde (APS) da SES-DF, Sandra Araújo.

O curso, com carga horária de 40 horas, tem formato híbrido e aborda temas essenciais para a atuação dos agentes, como políticas públicas de saúde, controle social, promoção do bem-estar e prevenção de doenças. A capacitação faz parte do Plano de Educação Permanente em Saúde (Peps) da SES-DF, um programa de qualificação contínua dos servidores da pasta.

Com formato híbrido, o curso terá carga horária total de 40 horas entre encontros presenciais e online. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

“O Peps é uma estratégia para fortalecer a qualificação dos profissionais, garantindo que atuem com mais segurança e eficiência junto à comunidade”, explica a coordenadora de Inovação e Gestão do Conhecimento da SES-DF, Mabelle Roque.

Entre os agentes participantes da capacitação, José Antônio Ramos, da Unidade Básica de Saúde (UBS) 17 de Ceilândia, vê o curso como uma oportunidade fundamental: “Minha expectativa é aprender a atuar na rua, a lidar com as famílias e a entender melhor nosso papel”, diz.

Para o ACS Matheus Lamartine, da UBS 1 de Santa Maria, a chegada dos colegas reforça o atendimento à população. “Com a ampliação das equipes, podemos fortalecer o suporte aos pacientes. Nosso papel é fazer uma ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, garantindo acompanhamento e orientações adequadas.”

“Minha expectativa é aprender a lidar com a comunidade e a entender melhor nosso papel”, revela o ACS José Antônio Ramos. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Reforço no atendimento

Os novos servidores fazem parte de um grupo de 400 ACSs nomeados em 29 de novembro do ano passado. Os profissionais vão atuar nas sete Regiões de Saúde do DF, integrando as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) nas UBSs.

Esses profissionais serão responsáveis ainda pela busca por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), agendando consultas e solicitando exames a pacientes em situação de vulnerabilidade ou com dificuldades de locomoção, entre outras funções. Atualmente a SES-DF conta com quase 1,4 mil ACSs na ativa.

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...