Profissionais iniciam capacitação para melhorar acesso à saúde de populações vulneráveis

Iniciativa busca equipar gestores e trabalhadores da Atenção Primária para atender com mais equidade e sensibilidade

Nesta segunda-feira (3), gestores e profissionais de saúde da Atenção Primária deram início ao curso Plurais, iniciativa promovida pela Secretaria de Saúde (SES-DF) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A capacitação tem como objetivo melhorar o acesso das populações vulneráveis ao sistema público de saúde.

O curso tem duração de 60 horas e conta com três turmas, cada uma com 100 vagas. Integrando teoria e prática, os participantes poderão aplicar os conhecimentos adquiridos diretamente no campo, durante as aulas. O conteúdo programático foi elaborado por diversos profissionais da área, levando em consideração os principais desafios e necessidades enfrentados por quem atua na linha de frente.

Segundo o diretor de áreas estratégicas da Atenção Primária da SES-DF, Afonso Mendes, a qualificação reafirma o compromisso da pasta com a equidade e com o fortalecimento das atividades voltadas à população em situação de vulnerabilidade. “O acesso à saúde exige muito mais do que uma nota técnica ou uma diretriz. Exige sensibilidade, escuta atenta e atuação qualificada do profissional, além de compromisso. Esse curso é uma oportunidade de transformação da prática profissional, da política pública e da vida das pessoas que atendemos”, afirma.

A expectativa da médica do Consultório de Rua de Taguatinga, Samanta Rocha, é que o curso possa complementar o trabalho, trazendo ferramentas que possam auxiliá-la a lidar com esta população. “Às vezes, os profissionais que trabalham com este público também sofrem preconceitos, há pessoas que não compreendem muito bem a importância da equidade da situação. Então, acho que essa qualificação irá ampliar o olhar, não só para nós, que já trabalhamos com essa população, mas também para outras pessoas, de outros serviços do GDF [Governo do Distrito Federal]”, refletiu.

De acordo com a professora da Universidade de São Paulo (USP) e uma das tutoras do curso, Carmen Lúcia Santana, a qualificação dos profissionais permite ampliar o acesso e aperfeiçoar o cuidado das populações consideradas vulneráveis, como imigrantes, refugiados, pessoas em situação de rua, entre outros. “A ideia do curso surgiu em 2022, com a ampliação das dificuldades das populações em situação de vulnerabilidade diante da pandemia e da necessidade de formar profissionais para atender com segurança”, completou.

3 a cada 4 profissionais de Enfermagem de SC sofreu violência no trabalho, indica pesquisa

Por Kleber Karpov Um levantamento realizado pelo Conselho Regional de...

Deputada pede inclusão no SUS de medicamento para reduzir retorno do câncer de mama

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

TSE proíbe Pablo Marçal de ter acesso ao fundo eleitoral e participar de debates

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu por unanimidade, nesta...

Sem chuva há mais de 50 dias, DF acende alerta para incêndios florestais

Por Kleber Karpov O Distrito Federal completou 54 dias consecutivos...

Destaques

3 a cada 4 profissionais de Enfermagem de SC sofreu violência no trabalho, indica pesquisa

Por Kleber Karpov Um levantamento realizado pelo Conselho Regional de...

Magno Malta diz recusar acordo proposto pelo MPDFT sobre agressão a Técnica em Enfermagem

Por Kleber Karpov O senador Magno Malta (PL-ES) informou que...

Falso médico que realizava consultas vira réu na Justiça do Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O juízo da 2ª Vara Criminal da...

Deputada pede inclusão no SUS de medicamento para reduzir retorno do câncer de mama

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

TSE proíbe Pablo Marçal de ter acesso ao fundo eleitoral e participar de debates

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proibiu por unanimidade, nesta...