25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:01

Projeto sobre Organizações Sociais é criticado em debate na Câmara

Por Luís Cláudio

O projeto de lei nº 1186/2016, do Executivo, que trata da contratação de Organizações Sociais, as chamadas OSs, para gerir setores do governo foi debatido na Câmara Legislativa na tarde desta quinta-feira (18), durante comissão geral realizada no plenário. Representantes de vários sindicatos criticaram a proposta e se posicionaram contra o modelo. A secretaria de Saúde e a Casa Civil que representariam o governo no debate não mandaram representantes.

O debate foi promovido pelo deputado Chico Vigilante (PT), declaradamente contrário às OSs. O parlamentar distribuiu aos participantes cópias de um estudo feito por seu gabinete com argumentos contra a modalidade de contratação. O projeto do GDF prevê a contratação de OSs para a gestão de unidades de saúde, escolas e equipamentos de cultura, ciência e tecnologia.

Na opinião de Vigilante, as organizações deixam um rastro de “corrupção e destruição” onde são implantadas. Para ele, o que falta à saúde pública do DF é gestão e isto não será resolvido com as OSs. O deputado também salientou que não haveria tempo hábil para implementação do modelo e destacou a falta de sustentação técnica que justifique a opção.

O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC), afirmou que o seu grupo, o Bloco Sustentabilidade e Trabalho, que conta com cinco distritais, fechou questão contra o projeto. Ele disse ainda que estudou e pesquisou muito sobre o tema antes de se decidir contra o modelo, tendo inclusive visitado experiências em Goiás e outros estados.

No entanto, Veras defendeu a apresentação de alternativas que melhorem o sistema atual. O distrital adiantou que na próxima quarta-feira (24) representantes do Conselho de Saúde apresentarão sugestões à CESC. As propostas serão discutidas pela Comissão e posteriormente encaminhas ao governador Rodrigo Rollemberg.

A conselheira nacional de saúde Zaíra Maria Tronco Salerno afirmou que a entidade é contra a implantação de OSs ou de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) na gestão da saúde pública já há alguns anos. Segundo ela, a posição já foi referendada por estudos feitos por um grupo de trabalho que comprovou que o modelo nada acrescenta à saúde pública e não gera nenhuma vantagem para a população.

A conselheira explicou que os conselhos estaduais de saúde estão sendo orientados a trabalhar para mostrar a população os prejuízos deste tipo de sistema.

O diretor de organizações do sindicato dos Professores (Sinpro) e representante do Fórum de Educação, Júlio Barros, destacou que a proposta não é nova e já foi usada por governos neoliberais como parte da filosofia do estado mínimo. Barros assinalou que o Sinpro é fortemente contrário ao projeto, que, segundo ele, tem como objetivo apenas “desresponsabilizar o Estado de suas obrigações básicas”. “Trata-se de uma política neoliberal fracassada. As OSs são um verdadeiro câncer e também a segunda maior fonte de corrupção para financiamento de campanhas eleitorais”, concluiu.

A presidente do sindicato dos enfermeiros, Dayse Amarilio, ressaltou que a população e até mesmo os servidores sabem muito pouco sobre as OSs. Para ela, é preciso sensibilizar a sociedade pois a situação que já é ruim, pode piorar ainda mais. O presidente do Sindicato dos Médicos, Gutemberg Fialho, foi outro que criticou severamente o projeto do governo local.

Já a presidente do sindicato dos trabalhadores terceirizados, Maria Isabel Caetano dos Reis, considerou a proposta uma “canalhice”. Para ela, se o modelo for aprovado, os terceirizados serão os mais prejudicados.

Fonte: CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...