19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:13

De olho no turismo e na economia, DF ganhou novos voos internacionais em 2024

Serinter trabalha para mostrar o DF para o mundo com ações que facilitam a qualificação e o fortalecimento de empreendedores locais

Criada há dois anos para ser o elo entre o Governo do Distrito Federal (GDF), a cidade e a comunidade diplomática, a Secretaria de Relações Internacionais (Serinter-DF) tem trabalhado para mostrar o DF para o mundo. Em 2024, além de intermediar a garantir novos voos internacionais para a capital, a pasta promoveu evento para despertar nos empreendedores do DF o olhar para o mercado internacional.

Parceria entre a Serinter, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedet-DF), e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), o evento DF para o mundo reuniu centenas de empresas que buscam soluções e apoio para se tornarem exportadoras.

“É preciso exportar e mostrar o DF para o mundo. Brasília é o centro do poder, das decisões, mas temos que ver que aqui tem gente, tem indústria, tem um comércio pujante e uma agricultura forte”

Paco Britto
secretário de Relações Internacionais

“É uma determinação do governador Ibaneis Rocha dar todo suporte ao setor produtivo. É preciso exportar e mostrar o DF para o mundo. Brasília é o centro do poder, das decisões, mas temos que ver que aqui tem gente, tem indústria, tem um comércio pujante e uma agricultura forte”, explicou o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.

Alguns passos rumo ao mercado internacional já foram dados. Segundo o Boletim do Comércio Exterior do Distrito Federal, divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF) em parceria com a Serinter, o DF tem se destacado em nichos específicos e se posicionou como o terceiro maior exportador de sorgo para semeadura e de morangos frescos, além de ocupar a nona posição nas exportações de carnes congeladas de aves.

O evento ‘DF para o mundo’ reuniu centenas de empresas que buscam soluções e apoio para se tornarem exportadoras | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

No intuito de chamar a atenção para a produção local, Paco visitou as mais de 130 embaixadas sediadas na cidade em busca de conhecer melhor o país, seus anseios e demandas. E assim, encontrar no DF o fornecedor ideal para cada realidade.

Por meio de Acordos de Cooperação firmados entre o GDF e as mais diversas entidades representativas, é possível facilitar o processo e unir os interesses do setor produtivo ao que cada embaixada quer e promover a internacionalização dos produtos e serviços brasilienses. “Sabemos do potencial das nossas empresas e queremos estimular e fortalecer o empresário do DF para o mercado internacional”, frisou Paco.

Ligações aéreas

O aumento de voos internacionais partindo de Brasília impulsiona os negócios e o turismo | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Este também foi um ano de conquistas para a cidade com a abertura de novos voos internacionais partindo do Aeroporto de Brasília. O empenho e articulação da secretaria foram fundamentais para que as rotas para Santiago (Chile), Cancún (México) e Bogotá (Colômbia) pudessem operar. E ainda, o aumento da oferta de voos para Miami e Orlando (Estados Unidos) e Buenos Aires (Argentina). “Isso impulsiona o turismo e os negócios na cidade”, afirmou o secretário.

No início deste mês, mais uma empreitada do GDF junto ao governo federal para conquistar um voo que ligue Brasília a Roma, com a intermediação do embaixador da Itália, Alessandro Cortese. “A ligação entre as duas capitais tem um valor muito simbólico”, frisou o diplomata. Serinter e Ministério do Turismo prepararam um estudo de viabilidade para lançamento da rota e uma reunião entre os representantes do GDF, MTur e a companhia ITA Airways acontecerá em janeiro de 2025.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...