Capacidade da subestação de energia elétrica do Hospital de Apoio de Brasília será ampliada

Investimento será de cerca de R$ 1,7 milhão; intuito é melhorar fornecimento a projetos de ampliação de setores da unidade

O Hospital de Apoio de Brasília (HAB) terá sua subestação de energia ampliada. O objetivo é aumentar a capacidade de abastecimento da unidade para atender as reformas a serem executadas nos setores de genética, doenças raras, diagnóstico e no bloco do Centro Especializado em Reabilitação (CER) II.

“É um grande avanço para o HAB, unidade referência no Distrito Federal e em estados vizinhos. Esse hospital representa muito para a área de genética e de doenças raras”, ressalta a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Neste ano, a unidade completou 30 anos de assistência em reabilitação de pacientes com sequelas neurológicas graves e em cuidados paliativos oncológicos e geriátricos.

O aumento da capacidade da subestação de energia possibilitará novas reformas no HAB | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

O investimento para a melhoria na subestação é de quase R$ 1,7 milhão, feito pelo Ministério da Saúde, por meio de contrato de repasse à Secretaria de Saúde (SES-DF), responsável pela execução da obra. A licitação e a fiscalização ficam a cargo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

“Os projetos previstos para ocorrer no HAB estavam limitados pelo impacto de carga de energia que a atual subestação não consegue suportar”, esclarece o diretor de Atenção à Saúde do hospital, André Albernaz. Além das ampliações, as mudanças na unidade irão possibilitar, segundo o gestor, a instalação de equipamentos mais modernos, sem sobrecarregar a rede elétrica.

Desde 2023, o HAB vem passando por uma série de reformas. Uma delas foi feita em três enfermarias da área de reabilitação para melhorar o conforto dos pacientes. Outro destaque melhora a acessibilidade nas calçadas de acesso aos ambulatórios e no estacionamento. Os espaços ganharam rampas, sinalização e uma nova iluminação com lâmpadas de LED.

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...