Ex-subsecretário entra com habeas corpus para não ir à CPI da Saúde

Em gravações feitas pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, Marco Júnior fala que o suposto esquema de corrupção no Governo do DF teria o envolvimento de figuras importantes do primeiro escalão. O depoimento dele está previsto para sexta-feira (5/8)

Por Suzano Almeida

Investigado pela CPI da Saúde na Câmara Legislativa, o ex-subsecretário de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Saúde Marco Júnior entrou com pedido de habeas corpus (HC) no Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) para não depor na próxima sexta-feira (5/8). Nas gravações feitas pela presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, ele fala que o suposto esquema de corrupção no Governo do DF teria o envolvimento de figuras importantes do primeiro escalão distrital.

Os grampos foram entregues aos integrantes da comissão. De acordo com a sindicalista, o ex-subsecretário seria o autor do desenho do “organograma da propina”.

No diálogo, Marco Júnior se refere à existência de um grupo chamado de os “Três Reis Magos”, que foram identificados como Armando Raggio, ex-diretor executivo da Fundação de Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs); o ex-diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde (FNS) do Ministério da Saúde (MS) Sady Carnot Falcão Filho e Renilson Rehem. Eles responderiam ao secretário-chefe da Casa Civil e fariam parte do esquema.

Acareação
O pedido de HC foi um dos temas da reunião da comissão, na manhã desta quarta-feira (3/8). O depoimento de Marco Júnior é considerado crucial pelo presidente da CPI, deputado Wellington Luiz (PMDB). “Ele quer esconder algo de muito grave, mas vamos tentar evitar essa manobra. Negando-se a falar, ele assina um atestado de culpa”, reclamou o distrital. O parlamentar confirmou a acareação entre Marli e o vice-governador Renato Santana (PSD).

Em gravações, os dois conversam sobre o suposto esquema de corrupção. Ambos já prestaram esclarecimentos à CPI, mas Wellington Luiz disse que os dois teriam mentido e, por isso, serão confrontados frente a frente. O distrital disse que Marli não teria entregado todas as gravações à comissão. Já o vice-governador não teria tido a verdade ao informar que se encontrou com a sindicalista apenas uma vez.

A acareação ficou marcada para o dia 15/8. A previsão inicial era que fosse realizada na semana que vem, mas os deputados Wasny de Roure (PT) e Julio Cesar (PRB) estarão em viagem oficial a Chicago (EUA), onde ocorre o encontro nacional dos parlamentares dos Estados Unidos. Ao vice-governador será feito o convite, por ele ocupar cargo majoritário. Marli Rodrigues será convocada.

No caso de Marco Júnior conseguir o habeas corpus, a CPI decidiu convocar para depor Caio Barbieri, ex-assessor da Casa Civil e da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e um dos interlocutores das conversas gravadas por Marli Rodrigues.

Fábio Gondim
O requerimento de convocação do ex-secretário de Saúde Fábio Gondim foi aprovado para o próximo dia 18. Ele aparece nas gravações falando sobre a existência de um meio “podre” dentro da pasta. O atual subsecretário de Logística e Infraestrutura Marcello Nóbrega, apontado como o braço da primeira-dama Márcia Rollemberg dentro do suposto esquema de corrupção na Saúde, teve a audiência marcada para o dia 19.

A oitiva de Nóbrega pode ser invertida com a de outro citado nas gravações como operador de esquema de corrupção. Ricardo Cardoso, ex-diretor do Fundo de Saúde do DF, que é acusado de favorecer o pagamento de dívidas com algumas empresas e até de beneficiar outras como a dos distritais Robério Negreiros (PSDB) e Cristiano Araújo (PSD), ambos membros da CPI, ficou para o dia 25/8.

Os deputados aprovaram, ainda, o requerimento da documentação entregues por Marli Rodrigues ao Ministério Público e Ministério Público de Contas do DF, além do material que foi ao Ministério Público Federal (MPF). O Metrópoles não conseguiu localizar Marco Júnior.

Fonte: Metrópoles

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...

Mais de 600 mil pessoas devem visitar os cemitérios do DF no Dia de Finados

Por Kleber Karpov Aproximadamente 600 mil cidadãos devem comparecer aos...

Destaques

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Advogados querem o fim da Inscrição Suplementar da OAB

Por Kleber Karpov A cobrança da Inscrição Suplementar da Ordem...

Câncer de próstata matou 50 homens por dia no país em 2025

Por Kleber Karpov O cenário epidemiológico brasileiro aponta para um...