Com investimento de R$ 10,9 milhões, GDF inicia a construção da UBS do Incra 8, em Brazlândia

Com estrutura padronizada que permite futuras expansões, obra vai beneficiar cerca de 14 mil pessoas; desde 2019, governo já entregou 11 unidades básicas de saúde em diversas regiões do Distrito Federal

Em parceria com a Secretaria de Saúde (SES-DF), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)  deu início ao processo de construção de uma unidade básica de saúde (UBS) no Incra 8, em Brazlândia. A estrutura terá uma construção ágil e padronizada com vigas e pilares metálicos. Quando finalizada, será a 12ª unidade construída pelo governo desde 2019.

Localizada no km 31 da DF-180, a obra visa atender à crescente demanda por serviços de saúde na região, especialmente no âmbito da atenção primária. Caberá à empresa Civil Engenharia a execução do projeto, que conta com um investimento de R$ 10.976.426,30.

“Estamos comprometidos em entregar uma unidade que atenda às expectativas da população e esteja preparada para futuras demandas”

Fernando Leite
diretor-presidente da Novacap

Desenvolvido com base nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela SES-DF, o projeto arquitetônico segue um modelo modular que permite futuras expansões conforme as necessidades da população local. Inicialmente, serão construídos dois módulos interligados por passarelas cobertas, com a infraestrutura necessária para abrigar até sete equipes de saúde da família.

Ampliação da rede

“O projeto da UBS do Incra 8 é uma resposta direta à necessidade de ampliação da rede de atenção primária no Distrito Federal, e estamos comprometidos em entregar uma unidade que atenda às expectativas da população e esteja preparada para futuras demandas”, afirma o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite. “A agilidade e a eficiência são prioridades para nós.”

Além dos módulos principais, o projeto inclui edificações de apoio para abrigar equipamentos de infraestrutura predial, como central de gases medicinais e reservatórios de água, bem como áreas técnicas para depósito de resíduos. O entorno das edificações será equipado com estacionamentos, acessos e áreas de embarque e desembarque, garantindo a acessibilidade e o fluxo adequado de pacientes e colaboradores.

“Essa unidade vai ser um marco para a comunidade de Brazlândia, reforçando o compromisso do governo em ampliar e qualificar os serviços de saúde para todos”

Sandra Araújo, coordenadora de
Atenção Primária da SES-DF

Cada nova UBS representa mais do que uma construção física: significa a aproximação do cuidado, o fortalecimento do vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade. “Com a UBS do Incra 8, para quatro equipes de saúde da família, cerca de 14 mil pessoas terão à disposição um espaço de acolhimento e atendimento contínuo, onde suas necessidades serão ouvidas e tratadas com dignidade e respeito”, enfatiza a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo.

“Esse é mais um passo concreto para garantir que a saúde chegue aonde as pessoas estão, com qualidade e humanidade”, reforça a gestora. “Essa unidade vai ser um marco para a comunidade de Brazlândia, reforçando o compromisso do governo em ampliar e qualificar os serviços de saúde para todos.”

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...