Acesso à Informação: Encontro discute criação de regimento interno da Rede LAI do DF

O grupo é responsável por fortalecer a Lei de Acesso à Informação e conta com representantes de órgãos de todos os entes federativos

A Controladoria-Geral do DF (CGDF) esteve reunida com a Controladoria-Geral da União e com os demais membros da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (Rede LAI), no dia 14 de agosto. Esse foi o primeiro encontro de membros plenos da Rede. O Distrito Federal foi representado pela Subcontroladoria de Transparência e Controle Social da CGDF.

O evento foi um espaço para atualização sobre o funcionamento da Rede e a integração de novos participantes; a apresentação e compartilhamento da proposta de regimento interno; orientação para a apresentação de ações pelos membros para 2025; exposição da proposta de pauta da 1ª Assembleia Geral da Rede LAI, agendada para o dia 17 de setembro; e para troca de experiências e a integração entre os membros.

Evento online discutiu transparências e adequações à LAI | Foto: Divulgação/ CGDF

A subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz, explica que foi uma oportunidade para alinhar os próximos passos que incluem o estudo das propostas para o plano de ação, o que gera inúmeros benefícios a nível nacional em relação ao acesso à informação pública. “Com esse alinhamento estratégico para as próximas etapas poderemos avaliar com maior precisão as propostas e definir um plano de ação que atenda efetivamente às necessidades e prioridades da gestão da Rede”, pontuou.

A proposta de regimento interno da Rede LAI está sendo discutida e aprimorada pelo grupo de trabalho composto para sua formulação no âmbito do Compromisso 4 da Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership – OGP).

A Rede LAI, lançada em maio de 2024, conta com 33 membros plenos aderentes. Neste ano, a adesão está limitada aos órgãos com competência de supervisão, monitoramento ou promoção da transparência ativa ou passiva dos estados, do Distrito Federal e das capitais.

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...

Anvisa aprova 5 novas canetas para tratamento de diabetes e obesidade

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou...

Fux atende pedido da AGU e inclui ministérios e Abras em debate sobre bets

Por Kleber Karpov A audiência pública convocada no âmbito da...

Estudante é ameaçado de morte no DF em mensagens via whatsapp por opção política

Por Kleber Karpov Um estudante de dezessete anos enfrentou graves...

Destaques

Neoenergia amplia mutirão de serviços no DF em ações de apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília expande sua agenda comunitária...

Campanha alerta para doença em diabéticos que pode causar cegueira

Por Kleber Karpov A partir do primeiro dia do mês,...

Guará abre inscrições para escolha do novo gerente de Cultura

Por Kleber Karpov A comunidade voltada à produção artística do...

QualificaDF abre 10 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional no DF

Por Kleber Karpov O Programa QualificaDF abriu dez mil vagas...

Escolas públicas do DF inicia renovação de matrículas e inscrições para 2027 nesta terça (3)

Por Kleber Karpov A rede pública de ensino do Distrito...