22.5 C
Brasília
11 dez 2024 00:13


Iniciativa do GDF oferece capacitação profissional no mercado de games

Brasília e-Games Experience promove o curso de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos, com o objetivo de incluir jovens e comunidades de baixa renda no mercado de trabalho; evento ocorre em Sobradinho até o dia 30

Por Mayara da Paz

Capacitação profissional, inclusão digital e democratização do ensino. Esses são alguns dos pilares do Governo do Distrito Federal (GDF) que, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), promove a segunda edição do Brasília e-Games Experience, voltado a transformar a paixão por jogos eletrônicos em oportunidades profissionais.

Com um investimento de R$ 479 mil, o evento oferece o curso de Introdução ao Desenvolvimento de Jogos. Professor das turmas, Phelipe Moreira elogia o apoio do GDF à iniciativa. Ele explica que um curso dessa dimensão pode chegar a custar em torno de R$ 7 mil. Graças ao investimento, o curso é ofertado de forma gratuita à população interessada.

Evento tem como principal foco a formação de novos profissionais do setor de e-Games | Fotos: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

“Essa iniciativa é perfeita porque a gente leva um equipamento de alto nível para uma comunidade onde geralmente as pessoas não têm acesso. Isso é essencial para formar novos profissionais. Aqui a gente abre a mente da criança e do adolescente para ele procurar mais sobre a programação e sair daqui com mais bagagem para conseguir atuar na área”, relata.

Ao todo, estão sendo oferecidas 75 vagas em turmas matutinas, vespertinas e noturnas, com o objetivo de incluir jovens e comunidades de baixa renda no mercado de trabalho. Até o dia 30 deste mês, o curso estará sendo oferecido em Sobradinho, no estacionamento do Estádio Augustinho Lima.

A área de jogos eletrônicos está em expansão acelerada, mas enfrenta uma carência significativa de profissionais capacitados. Segundo um relatório recente da empresa de consultoria Newzoo, uma das principais do ramo de games mundialmente, a indústria de jogos já fatura mais do que os mercados de cinema e de música somados, desde 2018. Em 2024, o Brasil deve se consagrar como um dos maiores consumidores de jogos do mundo.

Serão oferecidas 75 vagas em oficinas matutinas, vespertinas e noturnas, com o objetivo de incluir jovens e comunidades de baixa renda no mercado de trabalho

Essa demanda foi sentida pelo GDF, que tem trabalhado para abrir oportunidades para quem busca se preparar e entrar em um campo promissor, repleto de possibilidades de carreira e desenvolvimento profissional.

“A gente percebeu que esse mercado dos games, dos jogos eletrônicos, está crescendo em números impressionantes no mundo todo. Quando você pensa num jogo, você está pensando numa produção mais do que cinematográfica, e isso exige uma indústria, profissionais capacitados. Então a gente está formando esses jovens profissionais para essas carreiras dessa indústria e proporcionando esse acesso a essa infraestrutura e à formação para essas carreiras. O projeto se soma na verdade a esse ecossistema da indústria de games atual”, ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.

Pietro Pinto Monteiro: “Eu estava meio perdido sobre o que ia fazer na minha vida. Esse curso aqui é justo o que eu estava procurando. Vai ajudar futuramente na minha profissão”

Quem pretende aproveitar a oportunidade para se capacitar é o estudante Pietro Pinto Monteiro, 15, que sonha em desenvolver jogos de forma profissional. Ele conta que o curso de desenvolvimento de jogos tem atendido suas expectativas: “Eu estava meio perdido sobre o que ia fazer na minha vida. Esse curso aqui é justo o que eu estava procurando. Vai ajudar futuramente na minha profissão”.

O estudante João Vicente de Souza Santos, 15, ressalta a importância de promover iniciativas que trabalhem a inclusão e a capacitação do público, dando oportunidades para a população mais vulnerável.

“É interessante que oportunidades sejam oferecidas para as crianças desenvolverem não apenas conhecimento, mas também para despertar o interesse em alguma profissão. Tendo oportunidade para pessoas mais vulneráveis, quem sabe lá mais na frente não vão ser uma grande pessoa de sucesso?”, observa.

Vitor Hugo Santos de Castro: “Eu achei que fazer esse curso ia ser melhor e mais vantajoso, trazer mais experiência e conhecimento em outras áreas”

Adquirir mais bagagem é justamente o que move Vitor Hugo Santos de Castro, de 17 anos, que já faz um curso técnico de Desenvolvimento em Sistemas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF).

“Eu achei que fazer esse curso ia ser melhor e mais vantajoso, trazer mais experiência e conhecimento em outras áreas. Tem poucos profissionais nessa área, então pode ser que eu seja um futuramente”, afirma.

Itinerância

O Brasília e-Games Experience é um evento itinerante, já tendo passado pelas cidades de Sol Nascente, Planaltina, Taguatinga e Gama. A ideia é que todas as regiões administrativas do DF sejam atendidas.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e devem ser feitas no perfil oficial do Instagram  ou no Sympla do evento. Há turmas nos três turnos (das 8h às 12h, das 14h às 18h e das 18h30 às 22h30).