25.5 C
Brasília
21 mar 2026 11:30

Dos hospitais para as escolas: música que cura a dor

Apresentação artística do projeto Remédio Musical, em instituições de ensino do DF, tem início no dia 20 de agosto

Depois dos hospitais, as escolas. A música que encantou pacientes de hospitais da rede pública e particular do Distrito Federal – e de outras 26 unidades da federação – chega a três unidades de ensino a partir do dia 20 de agosto. O show Alan Cruz e o Remédio Musical, que faz parte do projeto Remédio Musical, estreia no CEMEIT (Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga), às 19h, e tem segunda apresentação na Escola de Música em Brasília no dia seguinte, às 18h. Ao todo, são seis shows em escolas públicas de Brasília, Taguatinga e Ceilândia, e a entrada é gratuita.

O projeto surgiu há mais de 15 anos com a ideia de minimizar a tristeza e sofrimento de quem está hospitalizado tratando de doenças graves. O professor, cantor e musicoterapeuta Alan Cruz teve a sua história contada no livro “Cavaleiro Cantante – História do projeto Remédio Musical”, escrito pela jornalista e escritora Conceição Freitas e lançado no ano passado. O livro foi lançado em Brasília e Bahia, e será lançado em São Paulo ainda este mês.

Baiano, Alan Cruz se mudou para o Distrito Federal em 2005, aos 21 anos, em busca de oportunidades, entre elas a de estudar na renomada Escola de Música de Brasília. Tinha dois sonhos: ganhar a vida como músico e compartilhar sua arte com quem precisasse. E conseguiu. Desde 2008 começou a cantar, por conta própria, em hospitais, creches e abrigos de idosos do DF. Alan se formou, tocou e cantou em grandes palcos da cidade, criou o projeto que ganhou destaque na mídia em vários estados.

Alan visita hospitais, dá aulas de musicalização em uma escola particular, leva o Remédio Musical para um abrigo de idosos no Plano Piloto e presta atendimentos particulares a quem precisa de musicoterapia. “A ideia de levar o show para escolas públicas do DF é mostrar que a música pode ser usada como remédio. Queremos tirar o foco da dor, da doença, e dar alento a quem precisa”, explicou. O público-alvo desse show deixa de ser o paciente em uma maca e passa a ser a criança e o adolescentes nas escolas, que podem estar passando por algum tipo de dor que nem sempre é física.

O repertório é composto por músicas autorais e de outros artistas e pode ser encontrado no canal do Youtube: https://www.youtube.com/@RemedioMusical. Entre elas: Trem Bala; Hoje você pode; Caminhada; O que é o que é; Obrigado Mãe; Besame mucho; Tocando em Frente; O mundo é um moinho; Estações; e Noite Traiçoeira.

O projeto Remédio Musical tem apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC). Nos locais dos shows, haverá monitores para auxiliar pessoas com deficiência e distribuição de programas em braile para cegos e pessoas com deficiência visual

Serviço:

Alan Cruz e o Remédio Musical
Show com Alan Cruz e banda
A entrada é gratuita
Nos locais dos shows, haverá monitores para auxiliar pessoas com deficiência e distribuição de programas em braile para cegos e pessoas com deficiência visual

Endereços:

CEMEIT (Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga)
QNB 01, Área Especial 01 – Taguatinga Norte
Datas: 20/8 (terça-feira), às 19h e 27/08 (terça-feira), às 19h

Escola de Música de Brasília
SGAS 602 – Projeção D – Parte A – Asa Sul, Brasília/DF
Datas: 21/8 (quarta-feira), às 18h e 28/9 (quarta-feira), às 18h

Escola Pública de Ceilândia
A confirmar
Datas: 3/9 (terça-feira) e 4/9 (quarta-feira), às 19h

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...