26.5 C
Brasília
02 fev 2026 17:29

Audiência pública debate soluções para recuperação de estradas rurais no DF

O deputado Pepa ressalta que as estradas rurais são essenciais à cadeia de produção agrícola, facilitando o escoamento da safra, o transporte de insumos e o acesso aos mercados

A Comissão de Produção Rural e Abastecimento (CPRA) realiza, nesta quinta-feira (06), audiência pública para buscar soluções para a recuperação e trafegabilidade das estradas rurais do DF. O presidente da comissão, deputado Pepa (PP), avalia a reunião como um espaço fundamental para discutir os problemas enfrentados pelos produtores rurais do DF. “Vamos discutir, principalmente, a situação das rodovias vicinais e vias de acesso não pavimentadas”, antecipa deputado.

O parlamentar destaca ainda que a melhoria das estradas e vias rurais da Capital Federal é de extrema importância para o desenvolvimento econômico e social, o progresso e o bem-estar das comunidades. “Essas estradas desempenham um papel crucial na conectividade entre as áreas rurais e urbanas, facilitando o acesso aos serviços básicos, como saúde, educação e comércio, além de promover a otimização no transporte de insumos e produtos agrícolas, bem como o fomento ao turismo rural que é uma fonte de renda importante para muitas comunidades rurais”, pontua.

Ele acrescenta que as estradas rurais são essenciais à cadeia de produção agrícola, facilitando o escoamento da safra, o transporte de insumos e o acesso aos mercados. “A falta de pavimentação e manutenção precária dessas vias têm gerado atrasos significativos e aumentado os custos para os produtores, impactando negativamente a competitividade do setor, além de contribuir para o isolamento de comunidades rurais, dificultando o acesso a serviços básicos, como saúde e educação”, observa.

Pepa alerta que as vias não pavimentadas representam ainda um risco para a segurança dos usuários, especialmente durante períodos chuvosos, quando estradas se tornam intransitáveis devido à lama e erosões.

O deputado lembra que o problema também contribui para a degradação ambiental, como a erosão do solo e o assoreamento de cursos d’água, além de aumentar a emissão de poeira e poluentes atmosféricos. Pepa reforça que é urgente mais investimento pelo poder público. “Torna-se evidente a urgência de investimentos em infraestrutura de transporte nas áreas rurais do Distrito Federal. É fundamental que o poder público atue de forma decisiva na pavimentação e na manutenção adequada das estradas vicinais”, completa.

O vice-presidente da comissão, deputado Iolando Almeida (MDB), também assina o requerimento apoiando a iniciativa do evento. A audiência pública será realizada na sala de comissões da CLDF às 9h e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Casa.

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...