22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:52

Poesias se unem à fotografias no livro Serendipidade

Primeiro livro do autor brasiliense Eduardo Correa será lançado em junho

Reunindo versos que começaram a ser desenvolvidos sem grandes pretensões durante o período do isolamento da pandemia, o livro Serendipidade, de Eduardo Correa, será lançado na Livraria da Travessa do shopping CasaPark (Guará) no dia 5 de junho, às 19h. Trabalho de estreia do autor brasiliense, a obra é publicada pela editora Avá e mergulha nas profundezas da jornada em busca da serendipidade e da real experiência humana.

“Coincidentemente, minha vida pessoal estava passando por uma grande reviravolta  junto com a pandemia. Foi curioso porque a escrita durante esse período começou como algo bem instintivo e, apesar da tensão e das incertezas, a minha fé na vida foi gradualmente se fortalecendo. Criar foi a resposta. Cada texto foi escrito pra expressar reflexões e perspectivas a serem compartilhadas com o público, e assim o livro foi surgindo naturalmente, como uma descoberta do acaso.”, comenta Eduardo Correa sobre sua inspiração.

Além da escrita, o livro também apresenta fotografias tiradas e editadas pelo próprio autor, criando uma rica interação entre estrofes e imagens. “Inicialmente, as fotos foram feitas sem qualquer relação com o livro. Depois que os textos foram finalizados é que elas foram selecionadas e editadas. São imagens que naquele momento fizeram sentido para dar vida e força às palavras”, revela Eduardo, que sempre gostou de registrar momentos importantes e do cotidiano por meio das fotografias. “Esse processo de montar e desmontar poemas e fotos para articular os textos com as imagens foi instigante e desafiador, uma das minhas partes favoritas no trabalho de edição do livro”, conta.

Os versos inspirados de Correa convidam os leitores a explorarem os caminhos da descoberta e do autoconhecimento em uma jornada transformadora. O título Serendipidade surgiu de um momento especial, como conta o autor: “Estava em Cocalzinho de Goiás escalando com a galera e comentei que iria publicar um livro, mas que ainda não havia encontrado o nome. Enquanto explicava a ideia do livro, uma colega designer me perguntou se eu já conhecia o termo ‘Serendipidade’. Quando ela me disse o que significava, na hora senti que era exatamente essa expressão que procurava.” Serendipidade é quando se descobre, por acaso, uma coisa boa, algo como sorte ou um presente do destino.

Sobre a importância do livro em sua vida, o autor compartilha: “Os livros e a poesia já me impulsionaram e me resgataram. Nada mais justo que ser parte viva e participativa desse ecossistema e poder retribuir. Nunca imaginei que publicaria um livro, então  poder colaborar com essa obra é muito gratificante e emocionante. É uma forma de agradecimento e minha contribuição ao universo da literatura. Espero que esse livro possa ajudar e ser transformador para as pessoas!”

Pontos de venda

Foto: Divulgação

Para quem quiser adquirir o livro Serendipidade, ele estará à venda na Livraria Travessa, a partir de seu lançamento em 5 de junho, pelo valor de R$ 50. A publicação também poderá ser encontrada nos pontos de venda física: Baobar (411 Norte), Sortir (403 Norte) e Paradeiro (309 Norte). E para compras virtuais no site da Editora Avá e a partir de novembro estará disponível na Amazon nos formatos digital e físico.

Sobre Eduardo Correa

Eduardo Correa, autor do livro Serendipidade – Foto: João P Teles

Brasiliense de corpo e alma desde 1987, Eduardo Correa é filho de pai carioca com mãe sul mato-grossense. Graduado em Administração na Universidade de Brasília (UnB), atualmente é concursado e trabalha na Caixa Econômica Federal. O escritor navegou por diversos oceanos em suas aventuras: de músico a modelo, de barman a consultor, de surfista a escalador. Na busca por um destino, encontrou a escrita no caminho.

Ficha técnica

Autor: Eduardo Correa
Coordenação editorial: Natália Cristina Aniceto
Fotografias: Eduardo Correa
Revisão: Kati Souto
Comentário: Lucas Castor
Prólogo: Augusto Niemar
Texto de quarta capa: Marcos Fabrício Lopes da Silva
Texto de orelha: Rodrigo Barbosa
Projeto Gráfico e diagramação: Jhuly Arcuri
Capa: Rubens Lima
Editora: Avá
Ano: 2023 (publicação 2024)
Páginas: 100

Serviço

Lançamento do livro Serendipidade

Dia 05 de junho, às 19h
Na Livraria da Travessa do shopping CasaPark (Guará)
Informações: @duduw e @avaeditora

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...