22.5 C
Brasília
04 fev 2026 13:00

Saúde reforma Caps de Planaltina e reforça serviços de saúde mental

Unidade faz acompanhamento de mais de 300 pacientes e tem porta aberta aos moradores da região

A população de Planaltina, Arapoanga, Fercal, Sobradinho e Sobradinho II contará, ainda este mês, com uma estrutura renovada para atendimento na área de saúde mental. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) localizado ao lado do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) será entregue após um serviço completo de reforma, com foco na melhoria estrutural e maior qualidade do serviço ofertado à população.

Secretária de Saúde acompanha evolução dos serviços de revitalização do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Planaltina | Fotos: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Com quatro consultórios e uma sala multiúso, o espaço teve pintura, teto, piso, portas, janelas e banheiros reformados, além de contar com novo sistema de climatização. “Há a expectativa de ter uma melhor ambiência tanto para o servidor quanto para a população, além de termos maior privacidade para os atendimentos individuais”, explica a gerente do Caps, Elzicleide de Albuquerque.

Reforma de unidade de saúde mental vai beneficiar moradores de Planaltina, Arapoanga, Fercal, Sobradinho e Sobradinho II

Classificado como Caps tipo II, a unidade atende pacientes a partir de 18 anos que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais severos e persistentes, como esquizofrenia, transtorno de personalidade borderline, depressão profunda, entre outros. Além dos 300 enfermos acompanhados rotineiramente, das 7h às 18h, o acesso é livre para quem procurar diretamente o serviço. “Casos mais leves são encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde. Já pacientes em situação de crise (que precisam ser estabilizados) seguem para o Hospital Regional de Planaltina”, detalha.

A diretora de Atenção Secundária da Região Norte de Saúde, que abrange Planaltina, Arapoanga, Fercal, Sobradinho e Sobradinho II, Halina Alves, explica que o Caps II de Planaltina atende moradores de toda essa região, sejam eles de áreas urbanas, sejam de rurais. “Temos uma demanda crescente por serviços de saúde mental e essa reforma vai ajudar a atender os pacientes”, afirma.

Crianças e adolescentes até 18 anos são atendidos pelo Caps, localizado em Sobradinho, que também conta com um Caps AD, especializado no tratamento da dependência de álcool e outras drogas localizado em Sobradinho II.

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Destaques

Saúde anuncia 3 mil vagas de residência e 900 para especialistas

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira...

STM recebe pedido de perda de patente de Bolsonaro e mais 4 oficiais

Por Kleber Karpov O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta...

Anvisa proíbe venda de leite condensado e dois suplementos

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

CLDF promove, nesta quarta (4), solenidade pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Com mais de R$ 16 milhões em recursos, Gama e Santa Maria devem receber novas unidades de saúde

Por Kleber Karpov Moradores do Gama e Santa Maria, no...