25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:55

DF Legal amplia atuação e atende mais de 65 mil pessoas em um ano

Núcleos de atendimento ao cidadão apresentaram um aumento de 40% nas demandas resolvidas em relação ao ano de 2022; órgão oferece 17 serviços à população

Por Jak Spies

Os núcleos de atendimento da Secretaria DF Legal estão espalhados por todo o DF, disponibilizando para a população 17 serviços, entre eles emissão de Nada Consta e lançamento de taxas.

Em relação a 2022, houve um aumento de 40% no número de pessoas atendidas pela DF Legal. Entre janeiro e 15 de dezembro de 2022, foram 56.554 demandas recebidas e 51.141 pessoas atendidas. Já entre janeiro e 15 de dezembro de 2023, os números saltaram para 79.676 demandas recebidas e 66.767 pessoas atendidas.

Atualmente, são 17 unidades que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h15 às 18h. Há também o atendimento online, por meio do site da pasta. Esse sistema teve início em 5 de outubro de 2023, e, daí até 15 de dezembro, já foram processadas cerca de 1.259 demandas online, algo em torno de 60 por dia.

Segundo a diretora de Atendimento ao Cidadão da secretaria, Jacqueline Brasil, desde 2019 há uma parceria com as administrações das regiões administrativas para executar o atendimento presencial. Em 2023, quatro novos núcleos do DF Legal foram abertos, localizados no Cruzeiro, Arapoanga, Brazlândia e Paranoá.

O produtor de eventos Bruno Maron Peixoto elogiou a agilidade da secretaria: “Fui atendido rapidamente e sem problema nenhum” | Foto: Divulgação/DF Legal

“É muito bom porque facilita no deslocamento do contribuinte na hora de resolver problemas na região administrativa dele. Essa demanda crescente é boa, pois estamos cada vez mais procurando parcerias com as administrações e oferecendo serviços públicos no geral”, afirma a diretora.

Jacqueline reforça que em 2024 a pasta pretende incluir cada vez mais regiões no atendimento. “O papel do DF Legal está nos benefícios de ajudar a população a resolver questões fiscais. É uma porta de entrada”, destaca.

Atendimento rápido

A empresária Ana Carolina quitou o débito e tirou dúvidas em núcleo de atendimento da DF Legal | Foto: Divulgação/DF Legal

A empresária Ana Carolina trabalha no ramo de marmoraria. Ela relata que descobriu, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz), que sua empresa possuía um débito, até então, desconhecido por ela e sua equipe.

A princípio, ela achou que se tratava de uma multa por poluição visual, mas, ao falar com a atendente da DF Legal, descobriu que era uma cobrança pela utilização de um outdoor instalado em área privada. A empresária aproveitou o atendimento para tirar dúvidas.

“A pessoa que me atendeu foi supergente fina e fez questão de me mostrar a legislação atual que trata desse assunto; a partir de agora, vou atrás da documentação, para efeito de regularização”, explicou Ana.

O produtor de eventos Bruno Maron Peixoto foi ao DF Legal pegar o boleto e pagar a taxa de funcionamento do estabelecimento, que estava atrasada. “O pessoal aqui é muito educado e atencioso. Fui atendido rapidamente e sem problema nenhum”, afirmou.

Já o empresário Nícolas Eduardo de Sousa trabalha no ramo da construção civil, que engloba reforma, liberação de alvará e de Habite-se. Ele compareceu ao DF Legal para apresentar alvará de construção e emitir a Taxa de Execução de Obras (TEO). “Além de ter a minha demanda resolvida, fui muito bem-atendido” relata.

Veja abaixo os serviços oferecidos no Núcleo de Atendimento ao Cidadão.

⇒ Prorrogação de auto de notificação
⇒ Lançamento de taxas e preços públicos
⇒ Emissão de Nada Consta
⇒ Emissão de boletos de competência da DF Legal
⇒ Requerimento de pedidos de revisão, suspensão e de isenção de cobrança das taxas de execução de obras (TEO) e de fiscalização de estabelecimento (TFE)
⇒ Revisão e suspensão de lançamento de preço público
⇒ Comprovação de pagamentos e restituição de valores
⇒ Parcelamento dos créditos não inscritos em dívida ativa e não ajuizados
⇒ Alteração endereço e metragem de TFE/TEO
⇒ Recebimento de impugnações, manifestações de inconformidade e recursos voluntários, referentes aos autos expedidos pela DF Legal
⇒ Solicitação de cobrança de TFE/TEO devido a encerramento de atividade econômica ou término da obra
⇒ Solicitação de retirada de débitos inscritos na dívida ativa.

 

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...