25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:36

Mulher, 45 anos e pós-graduada é o perfil da maioria no GDF

Levantamento mostra que elas dominam também mais de 51% dos cargos de assessoramento e chefia; força de trabalho conta com quase 110 mil servidores

As mulheres são a maioria no serviço público do Governo do Distrito Federal (GDF). De acordo com o Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), em setembro de 2023, elas ocupavam 64,03% das posições, entre 109.110 servidores, e os homens 35,97%. A maioria feminina é uma realidade entre os cargos comissionados, ocupados por não concursados, que somam 7.387 servidores. Desse total, elas estão em 52,63% das posições e os homens em 47,37%. Entre os concursados, as mulheres ocupam 51,23% dos cargos e funções gratificadas, enquanto que os homens representam 48,77%.

O perfil completo dos servidores pode ser consultado no site da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), no Painel Estatístico de Pessoal, ferramenta desenvolvida pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), da pasta.

O maior número de servidores ativos está concentrado na Secretaria de Educação (SEE), com 29,64% do efetivo | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

De acordo com o subsecretário de Gestão de Pessoas da Seplad, Ricardo Trigueiro, existe uma dedicação dos servidores, de modo geral, a prestar serviços de excelência. Para ele, as mulheres sempre demonstraram zelo pela administração pública. “Estou há 17 anos no serviço público e sempre tive boas experiências trabalhando com gestoras. Elas sempre mostraram que é possível fazer um serviço público com comprometimento, buscando sempre atender aos anseios do cidadão do DF ”, garante.

Em relação à escolaridade, a maioria dos servidores de carreira ativos do GDF tem ensino superior completo (38,11%). Os que têm especialização vêm em seguida, com 37,22%, enquanto aqueles com ensino médio completo representam 15,68% dos profissionais.

76.698número de servidores do GDF na ativa

No que diz respeito à idade dos servidores de carreira ativos, a média é de 45 anos para as mulheres e 47 para os homens. O GDF tem 76.698 servidores de carreira ativos; e, pela distribuição dos cargos ocupados, a maioria, 27,5%, é de professores da educação básica (21.092), seguidos por 11,99% de técnicos em enfermagem (9.195) e 6,49% de médicos (4.981).

O maior número de servidores ativos está concentrado na Secretaria de Educação (SEE), com 29,64% do efetivo. Em seguida, aparece a Secretaria de Saúde (SES), com 28,12%.

Conquistas

O GDF, empenhado em fortalecer a administração pública, nomeou, desde 2019, 21.566 servidores concursados. Em 2023, já foram 6.424 nomeações em áreas estratégicas, para assegurar o bom funcionamento de serviços prioritários ao cidadão do Distrito Federal.

Carreiras da área de saúde estão entre as mais procuradas no GDF | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Entre os profissionais de carreiras beneficiadas, destacam-se professores, assistentes de educação, médicos, bombeiros, dentistas, defensores públicos, enfermeiros, auditores tributários e procuradores. Para garantir as nomeações, foi necessária comprovação orçamentária e atendimento à legislação vigente.

No caso dos procuradores, 63 advogados públicos ingressaram na carreira, em nomeação considerada a maior da história do DF para a categoria. Após essa nomeação, o quadro desses profissionais aumentou em 30%. Atualmente, há 195 advogados públicos em exercício.

Além disso, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou o aumento salarial de 18%, dividido em três parcelas anuais e lineares, para diversas categorias de servidores concursados, bem como o reajuste de 25%, em parcela única, para cargos comissionados. O aumento contempla cerca de 185 mil servidores, entre ativos, inativos, pensionistas e comissionados.

“O governador Ibaneis Rocha assumiu o compromisso e já começou a cumprir, tudo dentro de um projeto de responsabilidade fiscal e orçamentária”, explica o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz Júnior. E ele conclui: “Esse é um governo que fez muito mais que outros tantos. Estamos investindo na valorização do servidor, em obras, fomentando a economia local e sempre, como determina o governador Ibaneis, de olho no futuro da nossa cidade”.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...