Por Kleber Karpov
Governo do Distrito Federal (GDF) estende o programa Vai de Graça para todo o fim de semana da Independência, com transporte público gratuito no sábado (6/Set) e no domingo (7/Set). A determinação do governador Ibaneis Rocha, publicada em edição extra do Diário Oficial nesta quinta-feira (4/Set), prevê ainda o reforço da frota de ônibus para o desfile cívico-militar.

Segundo a vice-governadora, Celina Leão, a decisão atende a população e garante acessibilidade aos eventos. “Já registramos um aumento de 70% na movimentação de passageiros nos domingos e feriados desde o lançamento do programa Vai de Graça. Por isso, realizamos ajustes para criação de linhas e mais horários”, afirma.
Aumento de passageiros
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, o sistema registrava cerca de 270 mil acessos aos domingos antes do programa. Com a gratuidade, o número subiu para uma média de 460 mil viagens.
Reforço e balanço do programa
No domingo do desfile (7/Set), a frota de ônibus ganha um reforço de 134 veículos para viagens extras entre as regiões administrativas e o Plano Piloto, das 7h às 13h. As linhas regulares mantêm a operação com os horários normais de fim de semana.
Com mais de seis meses em operação, o Vai de Graça soma 37 dias de benefício e já registrou mais de 19,2 milhões de acessos gratuitos nos coletivos da capital.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










