20.5 C
Brasília
27 abr 2024 04:10


Celina Leão nomeia 75 Agentes de Vigilância Ambiental para reforçar luta contra a dengue

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), nomeou 75 Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVAS), em publicação da edição do Diário Oficial do DF (DODF), desta terça-feira (16/jan), aprovados no concurso público de 2022. A iniciativa foi anunciada pela governadora, na última semana, como parte da resposta do GDF ao aumento exponencial de casos de dengue no DF, mas contemplou apenas metade dos 150 anunciados.

Confira a listagem dos nomeados

Embora Celina Leão tenha indicado a nomeação de 150 AVAS, a Secretaria de Estado de Planejamento do DF (Seplad), confirmou na segunda-feira (15/Jan), a nomeação de apenas 75, isso em decorrência da necessidade de indisponibilidade de previsão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), em 2023. Informação essa, adiantada pelo deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), que indica ter alertado sobre o caso, na ocasião da apreciação da LDO pela CLDF.

E os outros 75 AVAS?

A expectativa inicial da Seplad é que o GDF possa articular uma convocação extraordinária, por parte da CLDF, para votação em regime de urgência de um projeto de lei encaminhado pelo Executivo, para adequar a LDO.  Medida essa, tomada por Celina Leão, com a autorização de abertura de crédito suplementar de R$ 20,5 milhões à Secretaria de Saúde (SES-DF) para pagamento de pessoal, que deve ser aprovada pela CLDF e, consequentemente, permitir a nomeação de outros 75 agentes poderão ser feitos ao longo dos próximos meses.

Prioridade do governo

Para Celina Leão, tal qual ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), que deve retomar o governo, nessa semana, o combate à dengue é tratado com prioridade pelo GDF. Sob esse prisma, a Leoa, como é carinhosamente conhecida realizou reuniões de alinhamento com secretários de governo, presidentes de empresas e administradores regionais foram feitas, bem como ações nas cidades, entre elas o Dia D de combate à dengue, promovido no sábado (13), em Ceilândia, uma das regiões administrativas com mais casos registrados.

“Os Avas vêm para reforçar as equipes que estão diariamente nas ruas combatendo a dengue, eliminando os focos do mosquito e fazendo o importante papel de orientar a população. É um trabalho de corpo a corpo e essencial, uma vez que 94% das larvas do mosquito são encontradas nas residências”, destaca Celina Leão.

Faça sua parte

Com mais de 2.000 casos registrados no último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) de 2024, em relação a degue, outro dado alarmante acendeu o sinal de alerta. Aproximadaemnte 94% dos focos de proliferação do mosquito aedes aegytpi foram localizados em residências.

Sob essa perspectiva, o GDF intensificou as fiscalizações, além de orientar e pedir que as famílias dedique cerca de dez minutos, semanalmente, a identificar todos os recipientes que possam acumular água e servir à proliferação do Aedes aegypti – baldes, potes, pingadeiras, garrafas, tonéis, vasos, calhas, entre outros.

Nas ruas, diariamente, centenas de profissionais dos 15 núcleos de Vigilância Ambiental vistoriam imóveis em busca do Aedes aegypti. Eles atuam na inspeção, verificação e eliminação de possíveis criadouros. Também são verificados terrenos abandonados, borracharias, floriculturas e outros considerados de risco para a proliferação.

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever