17.5 C
Brasília
02 maio 2024 02:20


Ação conjunta do GDF leva saúde e combate à dengue em Ceilândia

Evento neste sábado (13) será aberto à imprensa e terá presença da governadora em exercício, Celina Leão

As ações de combate à dengue e de promoção à saúde do Governo do Distrito Federal (GDF) vão ser intensificadas neste sábado (13) no P Sul, em Ceilândia. A governadora em exercício, Celina Leão, e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, vão pessoalmente acompanhar as ações a partir das 10h, na Unidade Básica de Saúde 9 (UBS 9), localizada na EQNP 28/32.

Dez carros de aplicação de pulverização ultrabaixo volume (UVB), conhecido como fumacê, vão percorrer ruas da região, enquanto 100 agentes de vigilância ambiental e 300 militares do Corpo de Bombeiros farão visitas a domicílios e comércios com ações diretas para enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, além de prestarem orientações à comunidade.

Na UBS 9, haverá atendimento médico para pacientes com suspeita de dengue ou outras doenças e vacinação com oferta de imunizantes contra covid-19, febre amarela, papilomavírus humano (HPV), sarampo e outras doenças, conforme a faixa etária. O Carro da Vacina também percorrerá ruas do P Sul.

O movimento do Governo do Distrito Federal também contará com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) e Novacap. Às 10h, haverá uma solenidade e, em seguida, entrevista com a imprensa.

Dengue no DF

De acordo com o primeiro boletim epidemiológico de dengue no DF em 2024, entre 31 de dezembro e 6 de janeiro, foram notificados 2.054 casos prováveis de dengue, um aumento de 207% quando comparado com o mesmo período de 2023. As maiores incidências estão em Ceilândia (172,66 casos para cada 100 mil habitantes), Varjão (142,5 casos por 100 mil habitantes) e Brazlândia (135,31 por 100 mil). Porém, todas as áreas do DF registraram moradores com casos prováveis.

Além da atuação diária com 800 profissionais dos 15 Núcleos de Vigilância Ambiental e 38 veículos utilizados para aplicação do “fumacê”, a Secretaria de Saúde ampliou a oferta de atendimento nas unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento e hospitais. Há também um trabalho educativo constante para promover o engajamento da população no combate ao Aedes aegypti.

Serviço:
Ação de combate à dengue em Ceilândia
Local: Unidade Básica de Saúde 9 (EQNP 28/32)
Horário: 10h
Haverá solenidade com a presença da governadora em exercício, Celina Leão; da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, da comandante do Corpo de Bombeiros do DF, coronel Mônica de Mesquita Miranda; dentre outras autoridades. Em seguida, haverá entrevistas com a imprensa

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever