29.5 C
Brasília
29 abr 2024 19:04


Seleção para programa de fomento à pesquisa da Escs tem regras definidas

A oportunidade é para formação de um banco de projetos e as inscrições começam em 1º de agosto

A Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) lançou edital de processo seletivo que visa à formação de banco de projetos para o Programa de Fomento à Pesquisa, com desenvolvimento ainda neste ano. Os candidatos devem ser pesquisadores com título de doutorado do quadro efetivo da Secretaria de Saúde (SES) ou pesquisadores que atuem como docente/orientador nos programas de pós-graduação da Escs.

O edital divulgado no início deste mês ocorre anualmente e tem como objetivo incentivar a pesquisa no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de que, com o desenvolvimento desses projetos, sejam feitas melhorias para o usuário da rede pública, além de apoiar os pesquisadores que já trabalham na SES.

Para inscrever o projeto, o pesquisador deve preencher o formulário em que estão descritas todas as instruções e indicar o recurso para a execução, que não pode ultrapassar o limite de R$ 90 mil por candidato. O prazo começa no dia 1º de agosto e vai até o dia 31 do mesmo mês.

Após a inscrição, o projeto será submetido à avaliação da banca examinadora, composta por membros internos e externos, e considera os eixos e linhas de pesquisa prioritárias constantes no relatório de levantamento de necessidades de pesquisa para o SUS 2020/2021.

Para serem aprovados, os projetos são avaliados em duas etapas que analisam, entre outros fatores, a capacidade de resposta ao SUS, a viabilidade, a metodologia utilizada e se os objetivos se encaixam com a metodologia proposta e produção científica do coordenador.

O gerente de pesquisa da Escs, Fabio Ferreira Amorim, conta que “os projetos serão desenvolvidos na SES ou em instituições vinculadas e parceiras”. Para ele, “essa iniciativa anual é muito importante para fomentar a pesquisa e ter uma política de incentivo que aprimore o SUS para o usuário”.

“Essa iniciativa é muito importante para fomentar a pesquisa e ter uma política de incentivo que aprimore o SUS para o usuário”Fabio Ferreira Amorim, gerente de pesquisa da Escs

Apesar do início das inscrições ser apenas no próximo mês, é necessário que o pesquisador leia o edital atentamente e comece a providenciar o que é solicitado no formulário para aumentar as chances de ter o projeto admitido e aceito.

O número de projetos aprovados depende da quantidade de recurso disponível. O cálculo é feito após a indicação do valor do projeto por cada candidato. O resultado sobre a admissão do projeto será divulgado no dia 2 de outubro e, entre os dias 3 e 6 de outubro, os pesquisadores contemplados devem entregar a documentação para homologar a vaga no programa.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever