25.5 C
Brasília
29 abr 2024 20:00


DF Inova Tech abre 2.042 vagas para cursos gratuitos

Inscrições são online e devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 23 de junho ou enquanto houver vagas

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), estão com 2.042 vagas abertas em cursos de qualificação, aperfeiçoamento e iniciação profissional pelo programa DF Inova Tech. As aulas serão presenciais, nas escolas do Sesi/Senai Brasília (localizada no Setor de Indústrias Gráficas), Senai Gama, Sesi/Senai Sobradinho e Senai Taguatinga.

“Esses cursos são uma ferramenta importante para a população se profissionalizar. Com a inovação, é possível gerarmos economia aos cofres locais e também renda aos envolvidos nos cursos”Gustavo Amaral, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Ao todo, são ofertados 11 cursos: Administrador de banco de dados, Desenhista de páginas da internet – web designer, Desenhista técnico de edificações em modelagem BIM, Desenvolvedor C#, Desenvolvedor front-end, Desenvolvedor Java, Eletricista de sistemas fotovoltaicos – energia solar, Excel básico, Excel intermediário, Gestão de projetos com Scrum e Informática básica. Os pré-requisitos variam de acordo com o curso e podem ser lidos no edital.

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral, os cursos estimulam o setor produtivo do DF. “Esses cursos são uma ferramenta importante para a população se profissionalizar. Com a inovação, é possível gerarmos economia aos cofres locais e também renda aos envolvidos nos cursos”, afirma.

As aulas serão presenciais, nas escolas do Sesi/Senai Brasília (localizada no Setor de Indústrias Gráficas), Senai Gama, Sesi/Senai Sobradinho e Senai Taguatinga | Foto: Marcos Gomes/Divulgação/Senai-DF

Há opções nos turnos matutino, vespertino e noturno, com cargas horárias que variam de 20 a 240 horas. Nos cursos de qualificação, o objetivo é inserir o aluno no mercado de trabalho ou permitir a recolocação profissional. Já os cursos de aperfeiçoamento tratam da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Na iniciação profissional, o objetivo é despertar no aluno o interesse pelo trabalho e prepará-lo para o desempenho de funções básicas e de baixa complexidade. Nos três casos, ao concluir a capacitação, o participante recebe um certificado.

Como se inscrever

As inscrições são online e devem ser feitas pelo site do Senai-DF até 23 de junho ou enquanto houver vagas. A classificação dos inscritos será por ordem de inscrição. Caso haja quantidade maior de candidatos interessados do que o número de vagas disponíveis, os excedentes serão ordenados em uma lista de espera.

Os candidatos que atenderem os critérios de classificação serão convocados por e-mail, telefone e/ou mensagem de WhatsApp para confirmação da matrícula de forma presencial, em até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h, na escola em que o curso será ofertado. O não comparecimento acarretará a perda da vaga.

Para matrícula, é preciso apresentar originais e cópias do RG, do CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade compatível com o pré-requisito do curso. Para alunos menores de idade, é necessário o RG do responsável legal, que também deverá estar presente.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever