22.5 C
Brasília
28 abr 2024 23:01


Após encontro com Celina Leão, deputado Jorge Vianna aponta alteração no decreto de devolução de servidores da SESDF lotados no IGESDF

Deputado também se reuniu com secretária de Saúde, Lucilene Florêncio para tratar do assunto

Por Kleber Karpov

O deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), se encontrou com a governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), além de ser reunir com a secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, para tratar do Decreto nº 44.160, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) (26/Jan), que determina o retorno dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), cedidos ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF).

Nas redes sociais, Vianna informa que apresentou, “argumentos fundamentados na lei” e pediu que a governadora revisse termos do decreto que eventuais possam prejudicar a assistência à saúde e, também, os servidores. De acordo com o distrital, uma nova reunião ficou agenda, com Celina Leão, para a próxima segunda-feira (30/Jan).

“Apresentei argumentos fundamentados na lei e pedi que revisse junto à Governadora, Celina o decreto do ‘retorno’. Ela se comprometeu em fazer as alterações, por entender que os serviços de alta complexidade e específicos não podem ser prejudicados com a saída de profissionais especializados.”, explicou Vianna.

O deputado também se encontrou a Lucilene Florêncio, também para tratar sobre o decreto e se colocou a disposição para tentarem garantir uma solução menos traumática aos servidores e sem riscos à assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Adequações

Vianna conversou com Política Distrital (PD) e lembrou que o tema é sensível, em especial, aos servidores da saúde, mas que tem boas expectativas para junto com a governadora e com a também com a secretária de saúde, buscar a melhor solução possível.

“Estive com a governadora, falando mais uma vez, sobre essa assombração de retornar os servidores, que causa um enorme mal-estar. Os quatro secretários de saúde, anteriores, todos eu conversei com eles, para poder manter os servidores, pois é um direito deles, permanecer lá. E, na segunda-feira vou eu vou voltar a conversar com ela para ver as possíveis alterações no decreto.

Devoluções de servidores

A referência de Vianna foi em relação aos quatro secretários anteriores, remete ainda a gestão do ex-governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), ocasião em que o IGESDF era o então Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) e a SES-DF esteve sob o comando dos ex-secretários de Saúde, João Batista, Fábio Gondim e Humberto Fonseca. Além dos ex-secretários, já na gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB), que antecederam Rosilene Florêncio: Osney Okumoto, Francisco de Araújo e Manoel Pafiadache.

Sobre esse contexto, em ao menos dois momentos, a devolução de servidores, em junho de 2018, do antigo IHBDF, ocasião em que entidades sindicais e servidores pressionaram o governo Rollemberg até que se chegou a um consenso. E, posteriormente, já enquanto IGESDF, em fevereiro de 2021, ocasião em que PD denunciou que servidores foram informados sobre devolução, por meio do aplicativo Whatsapp.

 

 

 

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever